Dicas Passo-a-passo Redes Sociais

Como usar o Reels – o novo recurso do Instagram – para gravar vídeos

O Instagram lançou na última semana uma nova ferramenta, chamada Reels, que permite gravar vídeos usando áudios, efeitos, dublagens, e a possibilidade de recortar e juntar diferentes trechos de vídeo em uma só produção. O recurso substitui o Cenase está sendo testado no Brasil, França e Alemanha. O Instagram Reels tem funcionalidades bem parecidas com o Tik Tok, rede social que mais cresceu nos últimos tempos, e parece ser uma tentativa do Instagram de conter os avanços da concorrente.  Os conteúdos criados no Instagram Reels podem ser compartilhados no feed, no direct, nos stories e no explorar. Entenda melhor como você pode usar esse recurso. 

Como usar o Instagram Reels:

  • Abra a câmera para Stories e selecione a opção Reels.
  • No menu lateral (no canto esquerdo) você verá as ferramentas de edição (áudio, velocidade, efeitos e temporizador).

  • Você pode gravar um vídeo único ou fazer vários cortes em sequência.
  • Também é possível fazer upload de um vídeo da galeria para compor o vídeo final.
  • Em “Áudio” você pode pesquisar uma música da biblioteca do Instagram para usar no seu Reels. Também é possível escolher sons para fazer dublagens.

  • Você pode usar seu próprio áudio original gravando o vídeo com ele. Quando você publica um conteúdo com sua voz, ele é atribuído ao seu perfil e outros usuários podem fazer dublagem usando seu som (assim como no Tik Tok).
  • Se você quiser usar o mesmo áudio que alguém usou, é só clicar em cima do nome no áudio (lá no vídeo) e depois em “usar áudio”.

  • O temporizador e a contagem regressiva te permitem gravar o vídeo com as mãos livres. É só ficar pressionando o botão de gravar que uma contagem regressiva irá aparecer na sua tela.

  • Nos efeitos você tem acesso a vários filtros parecidos com os dos stories e também a recursos como a tela verde, que permite que você coloque imagens no fundo do vídeo. Isso pode ser útil para colocar uma imagem sua em outro ambiente ou uma imagem de um conteúdo que você vai explicar no vídeo, por exemplo.

(nessa imagem eu coloquei um print da busca pelas palavras Instagram Reels feita no Google Trends, para mostrar seu crescimento. Ela poderia ser a imagem de fundo do meu vídeo falando sobre isso)

  • A opção velocidade controla a velocidade da reprodução do vídeo, deixando-o mais lento ou mais rápido. Você aumentar ou diminuir a velocidade de qualquer parte do vídeo que selecionar.

  • Após gravar o vídeo, é possível usar a ferramenta “alinhar” que te ajuda a sobrepor trechos do clipe anterior ao próximo. Isso pode ajudar a fazer as transições do vídeo no tempo certo (ideal para aqueles vídeos de troca de roupa, por exemplo).
  • Quando tudo estiver pronto, é só compartilhar. Nesse momento você pode alterar a imagem de capa, adicionar legenda, hashtags e marcar pessoas (assim como você faz nos stories).

  • Também é possível salvar um rascunho e finalizar a edição depois.
  • Seus vídeos ficarão salvos em uma guia Reels separada em seu perfil, onde você pode acompanhar o número de visualizações e curtidas do vídeo.

  • Para assistir os Reels feitos por outras pessoas você pode acessar esse guia em seu perfil ou clicar na lupinha do explorar e procurar por eles.

            Sempre que um novo recurso é lançado, o algoritmo tende a favorecer as pessoas que o utilizam, já que o Instagram quer mais pessoas consumindo e produzindo esse tipo de conteúdo. Por isso, pode ser interessante explorar. Além disso, é uma forma diferente de entregar informações ao seu público e também de promover entretenimento. Lembre-se de que as pessoas procuram as redes sociais para adquirir conhecimentos e também se divertir. Por isso, recomendo que você explore e teste o Instagram Reels para entender como ele funciona. Por parecer complicado na primeira vez, mas logo você se acostuma com os recursos.

            Ainda não dá para saber se o Instagram Reels vai conseguir derrubar o Tik Tok, mas essa é uma briga entre empresas que vale a pena acompanhar. 

Co-fundadora e diretora da Sempreende. PhD em Administração com foco em Empreendedorismo. Mestre em Empreendedorismo e Inovação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Pós-graduada em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Facilitadora certificada da metodologia Lego® Serious Play®. Experiência de mercado como empreendedora no ramo de alimentação e consultora na Shell Brasil. Revisora da Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas. Consultora e facilitadora de programas de Empreendedorismo no Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG (CEI/UFG), Incubadora 3D (Prefeitura de Aparecida de Goiânia), Aldeia Incubadora (Uni-Anhanguera), UnIncubadora (UniEvangélica), Proin (UEG), Incubadora Athenas (UFG/Catalão), Incubadora Beetech (UFG/Jataí) e PUC Incubadora (PUC/GO). Já capacitou professores para o Empreendedorismo no Senac-GO, Senai-GO, UFG, Uni-Anhanguera e UniEvangélica.

0 comentário em “Como usar o Reels – o novo recurso do Instagram – para gravar vídeos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: