Dicas Empreendedorismo

5 ações para você atender bem pela internet – parte 3

Sabe qual é a principal razão para o atendimento online ser tão ruim na maioria das empresas? Elas ainda não entenderam que esse atendimento é tão importante quanto o presencial ou telefônico e não pode ser feito de forma amadora. Atender online deve ser prioridade, e não ser feito apenas quando dá tempo. Por isso, preparei mais 5 dicas para você profissionalizar ainda mais seu atendimento pela internet:

1. Contrate profissionais exclusivos para o atendimento online

Com o aumento da demanda para atendimento online, é pouco provável que seus funcionários que atendem pessoalmente consigam atender bem online. Claro que isso depende da demanda e do perfil de cada negócio, mas para não sobrecarregar sua equipe e garantir um atendimento de qualidade, considere contratar profissionais exclusivos para o online.

2. Conheça bem seus produtos e serviços

Para atender online você precisa conhecer muito bem todos os seus produtos e serviços, além de saber onde eles estão anunciados, quais são as informações disponíveis no site e nas redes sociais, se existem promoções vigentes e estoque disponível. Ao dar uma informação errada, você pode ter problemas, já que o cliente pode dar prints na conversa e também ficar frustrado.

3. Crie apresentações simples com seu portfólio ou catálogo

Dependendo do seu negócio, você precisará mostrar seu portfólio ou catálogo para o cliente. Crie apresentações simples, não muito pesadas, com imagens de qualidade e sem excesso de texto, para que a pessoa possa ver e ler de qualquer lugar.

4. Capriche na qualidade das propostas

Para você que trabalha com propostas, tem se tornado comum enviá-las pelo WhatsApp para agilizar a comunicação. Antes de enviar, tenha o cuidado de conferir o texto, evitar erros ortográficos, verificar se a fonte está pequena demais, se o arquivo foi salvo corretamente. Uma proposta mal feita ou parecendo que foi feita às pressas pode impactar negativamente a percepção que o cliente tem do seu negócio.  

5. Utilize ferramentas online para assinatura de contrato

Se o cliente fez toda a negociação online, fica desagradável imprimir, assinar e digitalizar um contrato para te enviar. É melhor usar ferramentas online, que tenham validade jurídica, como a Contraktor.

É hora de aceitar que o atendimento online não é só uma tendência. É uma realidade. Quanto antes você se preparar e se organizar, melhores serão os seus resultados.

Para conferir as outras dicas é só clicar aqui: parte 1 e parte 2

Co-fundadora e diretora da Sempreende. PhD em Administração com foco em Empreendedorismo. Mestre em Empreendedorismo e Inovação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Pós-graduada em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Facilitadora certificada da metodologia Lego® Serious Play®. Experiência de mercado como empreendedora no ramo de alimentação e consultora na Shell Brasil. Revisora da Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas. Consultora e facilitadora de programas de Empreendedorismo no Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG (CEI/UFG), Incubadora 3D (Prefeitura de Aparecida de Goiânia), Aldeia Incubadora (Uni-Anhanguera), UnIncubadora (UniEvangélica), Proin (UEG), Incubadora Athenas (UFG/Catalão), Incubadora Beetech (UFG/Jataí) e PUC Incubadora (PUC/GO). Já capacitou professores para o Empreendedorismo no Senac-GO, Senai-GO, UFG, Uni-Anhanguera e UniEvangélica.

0 comentário em “5 ações para você atender bem pela internet – parte 3

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: