empreendedorismo

Como encontrar o sócio ideal para seu negócio?

Até alguns anos atrás, era comum a figura de um sócio no negócio, ainda que meramente por questões burocráticas, para configurar a “sociedade limitada”. As Empresas Individuais de Responsabilidade Limitada (Eireli) e os Microempreendedores Individuais (MEI) mudaram um pouco essa realidade. Ainda assim, muitas pessoas buscam sócios para seus negócios, seja para dividir tarefas e responsabilidades ou conseguir aporte de capital. A escolha da pessoa ideal nem sempre é fácil.

Para que uma sociedade funcione bem, é fundamental entender as bases dessa relação. Todos os envolvidos precisam ter valores similares. Por exemplo, se a ética é importante para você, fica praticamente impossível se associar com alguém que está disposto a subornar fornecedores. Por isso, busque compreender profundamente quais são os valores do possível sócio. Nem sempre uma próxima de você, como um amigo ou membro da família é a melhor opção para ser seu sócio. Uma boa pesquisa em redes sociais profissionais, conversas com antigos funcionários e parceiros de trabalho já podem te nortear.

Além dos valores, é fundamental que você e os possíveis sócios tenham visões e objetivos similares para o negócio. É claro que, no início, não é possível prever o quanto o negócio vai crescer, mas se você tem vontade de expandir a empresa para todo o país ou mundo e seu possível sócio quer um negócio pequeno e trabalhar apenas meio período, vocês têm um problema. Associe-se com alguém que esteja tão comprometido quanto você.

É comum iniciar uma sociedade baseando-se na afinidade. Como falei, vocês precisam de afinidades de valores, objetivos e ter um propósito em comum, mas isso não significa que precisam pensar da mesma forma. Pelo contrário! Ao buscar um sócio ou parceiro de trabalho, busque alguém que te complemente. Se você é muito boa em marketing e vendas, procure alguém de operações ou finanças. Se você tende a ser muito racional ou pessimista, procure alguém otimista. Isso irá enriquecer as discussões, e contribuir com o crescimento da empresa. Como todo relacionamento, a sociedade é cheia de desafios. Isso não quer dizer que precisa ser difícil ou incômoda. O diálogo sincero e maduro é o melhor caminho. Seja sincera sobre suas expectativas desde o início. Fale quando algo te incomoda. Dividam papéis e funções. Tenham uma assessoria jurídica para garantir a transparência no contrato. E o mais importante: antes de convidar alguém para ser seu sócio, pergunte-se como aquela pessoa irá contribuir para o crescimento e sucesso do negócio. Se não tiver certeza, é melhor continuar sozinha.

Co-fundadora e diretora da Sempreende. PhD researcher (UnB) em Ensino de Empreendedorismo. Mestre em Empreendedorismo e Inovação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Pós-graduada em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Facilitadora certificada da metodologia Lego® Serious Play®. Experiência de mercado como empreendedora no ramo de alimentação e consultora na Shell Brasil. Revisora da Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas. Consultora e facilitadora de programas de Empreendedorismo no Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG (CEI/UFG), Incubadora 3D (Prefeitura de Aparecida de Goiânia), Aldeia Incubadora (Uni-Anhanguera), UnIncubadora (UniEvangélica), Proin (UEG), Incubadora Athenas (UFG/Catalão), Incubadora Beetech (UFG/Jataí) e PUC Incubadora (PUC/GO). Já capacitou professores para o Empreendedorismo no Senac-GO, Senai-GO, UFG, Uni-Anhanguera e UniEvangélica.

0 comentário em “Como encontrar o sócio ideal para seu negócio?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: