empreendedorismo Modelos de Negócios

Seu negócio pode ajudar a mudar o mundo!

Você provavelmente já ouviu que todo negócio existe para resolver a dor de um cliente, para solucionar um problema. Mas, você já parou para pensar que a dor que você vai resolver poderia ser uma das dores do mundo?

Eu sempre quis empreender, mas também sempre sonhei em mudar o mundo, e não entendia muito bem como eu poderia fazer os dois: eu teria que ter uma empresa para resolver o primeiro e uma ONG para resolver o segundo? Quando eu descobri que poderia fazer os dois juntos, um leque de novas oportunidades se abriu! Já conversamos por aqui antes sobre Empreendedorismo Social e, hoje, eu vim oferecer para vocês um guia do que pode te ajudar a definir o problema que o seu negócio, ONG ou projeto irá resolver.

Você pode não se lembrar, mas provavelmente já viu esses quadradinhos coloridos em algum lugar:

Esses são os os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), ou Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que foi definida pela comunidade global em 2015.

As ODS nada mais são do que um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para os países, buscando a prosperidade e que o país continue a se desenvolver cada vez mais, mas de forma sustentável. São 17 Objetivos, cada um deles com uma série de metas – são 169 no total! – e todos eles se complementam, são integrados e indivisíveis, e pautam o desenvolvimento sustentável em um tripé formado por três dimensões: a econômica, a social e a ambiental.

Assim, eles guiam os próximos 15 anos, focando em ações nas áreas de Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias. 

Ao meu ver, esses 17 quadradinhos já servem como um guia ideal para empreendedores que querem inovar, fazer diferente e propor coisas novas que nunca foram feitas. Imagine fazer isso tudo com foco em solucionar esses problemas que são tão importantes para a humanidade?

Tem muita gente que já está fazendo isso por aí! 

Temos, por exemplo, a Geekie, uma plataforma tecnológica que leva aprendizagem personalizada a estudantes da rede pública e privada, que está diretamente ligada à ODS 4 – Educação de Qualidade; o Programa Vivenda, que promove reformas habitacionais de baixo custo que torna moradias periféricas mais dignas, e se liga à ODS 9 e 11; ou o app Hand Talk, que é uma plataforma que traduz simultaneamente conteúdos em português para a língua brasileira de sinais e tem por objetivo a inclusão social de pessoas surdas, e está ligada à diversas ODS, mas em especial a 10. E tem muitas outras iniciativas que também estão revolucionando o mundo!

Por isso, eu tenho um desafio para você: que tal, quando você estiver pensando na próxima coisa que você vai criar, você procurar um problema dentro dessas 17 caixinhas?

Tenho certeza que você vai se identificar com alguma, e, quem sabe, encontrar uma solução inovadora para ela! Assim, conseguiremos trabalhar juntos para que em 2030 estejamos mais perto de alcançar todas essas metas.

Idealizadora e co-fundadora do Oásis de Sonhos, ONG que mobiliza voluntários para mutirões de reforma em espaços coletivos e culturais. Sócia e fundadora da Grifa, empresa de impacto social. Marketing & Costumer Relationship na Sempreende. Alumni no SUSI (Study of the US Institute) on Social Entrepreneurship. Graduanda em Direito na Universidade Federal de Goiás, e atuante no ambiente empreendedor universitário.

1 comentário em “Seu negócio pode ajudar a mudar o mundo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: