Marketing Redes Sociais

5 dicas para você ter consistência nas redes sociais

Um dos fatores de sucesso nas redes sociais é ser consistente, ou seja, postar com frequência para que sua audiência não se esqueça de você. Nas redes sociais, a velha frase “quem não é visto não é lembrado” continua funcionando muito bem.

Acontece que nem sempre é fácil criar e postar conteúdo todos os dias. Principalmente para quem tem outras atividades, e não vive por conta das redes sociais, o tempo para se dedicar ao mundo online pode ser escasso. Pensando nessas pessoas, aqui estão cinco dicas que ajudarão até quem tem pouco tempo para postar a ser uma pessoa consistente virtualmente.

Dica nº 01: Tire um dia na sua agenda para gravar vários vídeos ou tirar várias fotos

Ao invés de criar um post (ter a ideia, pensar no conteúdo, escrever, preparar a mídia) por dia, pode-se tirar algumas horas de um dia da semana e criar vários posts de uma só vez. O tempo é otimizado porque entramos em um “fluxo de criação” e sabemos que aquele tempo é dedicado a novos posts, e mais nada.

É importante estarmos com a cabeça livre dos problemas para criar novos conteúdos e, no dia-a-dia, muitas vezes estamos ocupados demais com atividades rotineiras para termos essa pausa criativa.

Dica nº 02: Tenha um “banco de posts”

Muitas vezes chega a hora de fazer um post e simplesmente não temos ideia nenhuma do que escrever. Por outro lado, às vezes estamos fazendo qualquer outra atividade e vêm à mente muitos temas de conteúdo que poderiam ser interessantes.

Para não perder esses temas (e não ficar sem ideias quando elas precisarem surgir), aconselho criar um “banco de posts”. Ele pode ser um arquivo de texto (como as notas do celular) em que você escreve todas as ideias de posts que for tendo ao longo do dia.

Não é necessário se aprofundar em nenhuma delas: pode ser apenas uma frase que te lembre o assunto. Assim, quando você precisar postar algo e estiver sem ideias, é só escolher uma das ideias geradas por você e guardadas nesse arquivo.

Dica nº 03: Além de criar, documente

Uma das “regras de ouro” do Marketing Digital é: “você precisa criar conteúdo”. Mas, como dissemos, a criação de conteúdo pode ser demorada em meio às atividades do dia. Assim, uma forma de manter a consistência sem gastar tanto tempo criando é documentando suas atividades.

Por exemplo, se você está assistindo um curso ou fazendo um trabalho, pode simplesmente tirar uma foto para mostrar aos seus seguidores o que você está fazendo – ao invés de explicar o conteúdo do curso ou como se faz esse trabalho. Sem dúvida a documentação é mais rápida que a criação de conteúdo e faz que as pessoas continuem lembrando que você existe.

Dica nº 04: Agende seus posts (inclusive stories)

Apesar de a ação de postar não leva muito tempo, muita gente acaba esquecendo de fazer isso todos os dias, mesmo com as mídias e legendas dos posts prontas. Se esse for seu caso, vale a pena investir em algum software de agendamento de posts (como o Later ou o mLabs).

Você pode tirar alguns minutos uma vez por semana (ou no mês) para deixar vários posts agendados e não precisar se preocupar em entrar na rede social para colocar seu conteúdo no ar.

Dica nº 05: Separe alguns minutos do dia para interagir com outros usuários

Rede social é um local de troca. Ou seja, não basta que você coloque conteúdo. Para se tornar uma referência, é preciso que você curta, comente e responda sua audiência. É interessante que se faça comentários inteligentes, que gerem discussão e contribuam para o assunto.

Mandar palminhas não vai fazer você ser reconhecido. Tire uns minutos do dia para espalhar pela rede, na forma de comentários, o que você tem a contribuir. Pode ser enquanto você está em uma fila ou em um elevador.

Se tornar uma autoridade e ser reconhecido nas redes sociais é um trabalho que exige esforço como tantos outros e a consistência é fundamental para atingir o sucesso. Quanto mais tempo você estiver disponível por dia, tanto para criar conteúdo original e relevante, quanto para interagir com outros usuários, mais perto do auge você estará.

Co-Fundador da Sempreende. PhD researcher (USP) em Marketing de Serviços. Mestre em Empreendedorismo e Inovação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Pós-graduado em educação para adultos. Revisor da Revista de Administração e Inovação e da Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas. Tem experiência na coordenação de eventos relacionados a Empreendedorismo e Inovação em universidades. É autor de diversos artigos científicos publicados nas áreas de Marketing e Empreendedorismo. Por dois anos, atuou como professor de cursos de graduação na UFG, tais como Administração, Ciências Contábeis e Engenharias. Já ministrou módulos de Marketing e foi orientador de TCCs em cursos de pós-graduação da UFG.

0 comentário em “5 dicas para você ter consistência nas redes sociais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: