propósito

Trabalho com Propósito

A palavra “trabalho” tem sua origem no latim “tripallium”, um objeto de tortura formado por três (tri) paus (pallium). Dessa forma, originalmente, trabalhar significa ser torturado no tripallium. Na época, as pessoas que trabalhavam eram os escravos e pobres, destituídos de posses. Por isso, a ideia de tortura dizia respeito não apenas à tortura em si, mas também às atividades braçais que esses trabalhadores realizavam.

Após a Revolução Industrial, a palavra trabalho passou a ter uma série de diferentes significados, tais como: “aplicação das forças e faculdades (talentos, habilidades) humanas para alcançar um determinado fim”; “o emprego, o ofício ou a profissão de alguém”; “atenção empregada na realização ou fabricação de alguma coisa”.

Atualmente, estamos vivendo uma mudança de era. O avanço das tecnologias e da forma como nos relacionamos permitiu que o trabalho possa ser realizado a qualquer momento, de qualquer lugar. Você não precisa mais trabalhar das 08:00 às 18:00 dentro de um escritório físico. Além disso, novas profissões surgem todos os dias, como influenciadores digitais e analistas de dados.

Essas mudanças permitiram a existência de um movimento de pessoas que não querem mais trabalhar somente pelo seu sustento material, mas também para se sentir realizadas com o que fazem. Começamos a entender que o trabalho ajuda a nos moldar. Nos tornamos pessoas melhores ou piores a partir do que trabalhamos e de como nos sentimos em relação a ele. Por isso, passamos a buscar um trabalho que tenha propósito.

Trabalho com propósito é aquele que está relacionado com seus valores, com sua personalidade, com suas metas de vida. É o trabalho que te deixa verdadeiramente realizado. Esse trabalho pode ser qualquer coisa, desde que faça sentido para você. Algumas pessoas têm encontrado esse propósito investindo em carreiras corporativas, concursos públicos, atuando como autônomas, criando novos negócios ou organizações sem fins lucrativos ou até mesmo realizando trabalhos voluntários.

A grande questão é que a maioria das pessoas está tentando encontrar ou descobrir o seu propósito, quando na verdade esse processo deve ser mais proativo. Trabalho com propósito não é algo que você encontra, não é algo que você nasceu para fazer. É algo que você cria! Isso porque nossos conhecimentos, habilidades, atitudes, gostos, paixões e objetivos mudam ao longo da vida. Não existe uma única alternativa de trabalho. Não existe determinismo. Existe o trabalho que te torna mais realizado naquele momento.

Então, criar seu trabalho com propósito demanda uma boa dose de autoconhecimento. Por isso, sugiro fazer uma profunda análise interna para identificar seus valores e opiniões sobre trabalho. Uma vez que você tem clareza sobre o que gosta de fazer, o que sabe fazer, em que tipo de ambiente quer trabalhar, qual rotina deseja ter, o que tem para começar, quem pode te ajudar e qual problema quer resolver, fica mais fácil saber quais opções de trabalho eliminar. Saber o que não fazer é tão importante quanto saber o que fazer.

Em seguida, você deve gerar ideias de possíveis trabalhos que te tragam um senso de propósito e realização. Qual trabalho você faria por paixão e não por obrigação? Qual trabalho você faria se o dinheiro não importasse? Qual trabalho você faria se a opinião dos outros não importasse? Qual trabalho você faria se tivesse todo o tempo todo mundo? Usando essas perguntas provocadoras, tente gerar o maior número possível de ideias de carreira ou negócio para você, mesmo que elas não façam sentido agora.

Uma vez que você tem as ideias, você precisa testá-las. Você pode entrevistar pessoas que têm trabalhos parecidos com os que você deseja para entender se suas atividades e rotinas são como você imagina. Pode ser sombra de um executivo ou empreendedor para entender o que ele faz. Pode tentar conseguir um estágio não remunerado por algumas semanas ou meses para descobrir se vai gostar daquele trabalho. Pode elaborar protótipos simples de sua ideia de negócio e fazer testes com possíveis clientes para identificar se existe mercado, de fato, para ele.

O importante é entender que as opções de trabalho não são definitivas. Você não precisa se contentar com a primeira boa opção que aparecer. Precisa testar até encontrar aquela que te fará mais feliz e realizado. Precisa estar disposto a mudar e se arriscar. Não tenho dúvidas de que você vai errar no caminho, mas também vai aprender com esses erros.

Criar um trabalho com propósito dá trabalho. Você precisará investir seu tempo e dedicação nessa jornada, entendendo que o processo não é uma linha reta. Saiba que a responsabilidade de encontrar sentido no trabalho é sua e de mais ninguém. Ao invés de culpar seu chefe ou o azar por fazer algo que detesta, você pode buscar criar alternativas para esse problema.

Não existe um único propósito para você e que ele pode mudar mais de uma vez ao longo de sua vida. Você não nasceu para fazer uma única coisa. Pare de buscar seu propósito e comece a cria-lo!

Para te ajudar nessa jornada, quero te apresentar o novo curso da Sempreende: Trabalho com Propósito. Nele, irei te ajudar a passar por um processo de autoconhecimento, usando várias ferramentas, para que você consiga entender melhor quais são seus valores, seus pontos fortes e fracos e que tipo de trabalho combina com você. Clique aqui para saber mais!

Co-fundadora e diretora da Sempreende. PhD researcher (UnB) em Ensino de Empreendedorismo. Mestre em Empreendedorismo e Inovação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Pós-graduada em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Facilitadora certificada da metodologia Lego® Serious Play®. Experiência de mercado como empreendedora no ramo de alimentação e consultora na Shell Brasil. Revisora da Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas. Consultora e facilitadora de programas de Empreendedorismo no Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG (CEI/UFG), Incubadora 3D (Prefeitura de Aparecida de Goiânia), Aldeia Incubadora (Uni-Anhanguera), UnIncubadora (UniEvangélica), Proin (UEG), Incubadora Athenas (UFG/Catalão), Incubadora Beetech (UFG/Jataí) e PUC Incubadora (PUC/GO). Já capacitou professores para o Empreendedorismo no Senac-GO, Senai-GO, UFG, Uni-Anhanguera e UniEvangélica.

0 comentário em “Trabalho com Propósito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: