Dicas

Como fazer vídeos curtos e eficientes para as redes

“Fala, galera! Tudo bem? Hoje, eu tô aqui pra falar com vocês sobre um assunto muito legal!…”. Depois disso, várias pessoas deixam de assistir a um vídeo. Não pelo conteúdo, mas pela falta dele. São gastos de 5 a 6 segundos nesse tipo de introdução, o que, na internet, é muito tempo para não revelar o tema ou não gerar curiosidade.

Demorar para apresentar o assunto; não ter uma chamada criativa; estar em ambiente inadequado; usar roupas ou objetos sem relação com o tema ou área de atuação; falar sem clareza; perder horas para um material de poucos segundos. São problemas comuns na rotina de vídeos para internet, mas poderiam acontecer menos se as pessoas aderissem a um bom roteiro.

O roteiro serve para prever e guiar o que irá ser feito. Ajuda a prevenir e corrigir falhas e reduz o ‘grava-regrava’. Seja para vender produtos e serviços ou para personal branding (autopromoção e autocomercialização), bastam 20 minutos para produzir um roteiro eficiente, com conteúdo de qualidade.

Confira um modelo básico de roteiro, retirado e resumido do Media Training Web, curso de prática para falar em vídeos para internet.

Roteiro básico

1. Defina o objetivo

Escreva o que deseja apresentar no vídeo. Evite vários assuntos de uma vez, por exemplo, se quiser abordar três coisas diferentes, é melhor gravar três materiais (um para cada).

Avalie se a ideia é viável (local acessível; ambiente favorável; recursos à disposição), pois um projeto complexo pode inviabilizar a execução ou não valer a pena.

2. Defina a ideia ou o gancho criativo

Busque uma forma criativa de passar o conteúdo. Chame atenção principalmente nos primeiros segundos, seja pela rapidez na apresentação do assunto ou por despertar a curiosidade. Lembra da citação no início do texto?

Exemplo: se for falar de investimento financeiro, uma opção é começar dizendo “Seu dinheiro vai dobrar em X anos se você investir em tal aplicação”. A frase leva os mesmos 5 ou 6 segundos que muitos usam para se apresentar, mas a diferença é que ela introduz o assunto nesse tempo.

3. Cuide do ambiente e do cenário

Escolha um ambiente condizente com o tema e observe se não há falta ou excesso de luz ou barulhos que vão prejudicar o áudio. Vamos a alguns exemplos: um advogado combina mais com escritório ou prédio jurídico do que com um parque.

Quem vai comentar sobre urbanismo, pode ir para a rua, mas deve observar os seguintes pontos como iluminação: escolher o início da manhã ou o fim da tarde, pois dão menos sombras; barulho: evitar avenidas com grande fluxo (se isso for inevitável, busque ao menos se posicionar o mais afastado possível).

4 . Crie um texto com tópicos

O texto ajuda na comunicação, mas optar por ler palavra por palavra na hora da gravação pode gerar uma fala mecânica e bastante artificial, o que é muito ruim. Por isso, ter o seu texto em tópicos vai ajudar a não se perder na fala e manter a naturalidade.

5. Faça uma call to action

Vídeos que têm objetivos como: vender; chamar para acessar outra página; se inscrever etc. devem fazer uso do call to action ou seja uma chamada para ação. Reserve, portanto, cerca de 5 segundos ao fim do vídeo para convidar as pessoas a realizar alguma ação como acessar o seu site, por exemplo. E reforço, busque formas criativas de fazer essa indicação.

Essas ideias acima demonstram um dos caminhos para se produzir vídeos curtos e interessantes para as redes sociais. Não é o único, nem é uma promessa de sucesso, no entanto, é comprovadamente uma forma de economizar tempo, prever erros e acertos e obter resultados mais eficientes.

Jornalista e diretor da Fábrica de Notícias - Assessoria de imprensa e media training. MBA em Comunicação Empresarial (IPOG) e Especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing (UFG). É diretor de comunicação da FAJE-GO (Federação das Associações de Jovens Empreendedores e Empresários de Goiás). Foi produtor executivo da TV Record Goiás.

1 comentário em “Como fazer vídeos curtos e eficientes para as redes

  1. igormfonseca

    E a ferramenta?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: