Dicas Oportunidades de negócios

Potencialize suas vendas no Dia das Mães

O Dia das Mães é a segunda data mais importante para o comércio e só perde em volume de vendas para o Natal. Segundo pesquisa realizada pela OLX em janeiro deste ano, 44% dos filhos querem gastar mais no Dia das Mães em 2019 do que gastaram em 2018.

Para aumentar o faturamento e o número de clientes nessa data, é importante estar bem preparado e usar a criatividade para se diferenciar. Confira 7 dicas para potencializar seus resultados durante o período:

Prepare sua equipe

Sua equipe deve estar preparada não apenas para o aumento do fluxo de vendas, mas também para saber indicar o presente ideal para cada tipo de mãe e para cada tipo de cliente.

Treine seu time para que os membros saibam todos os produtos disponíveis na loja, memorizem preços, consigam indicar boas opções de acordo com o bolso do cliente e agilizar a compra.

Também é importante estar preparado para atender bem os casos de trocas ou devolução. O bom atendimento nessa data pode garantir um cliente que volta sempre.

Faça combinações de produtos

Uma boa forma de aumentar o ticket médio é oferecer kits ou pacotes, com combinações de produtos que funcionam bem juntos, tal como a carteira combinando com a bolsa, por exemplo.

Você pode deixar várias opções de kits montadas, com embalagens próprias e diferentes faixas de preço para atender seu público. A intenção é facilitar e agilizar a decisão de compra.

Ofereça soluções completas

Facilite a vida de seu cliente ao oferecer uma solução que resolve todo o problema. Se for vender uma flor, por exemplo, já venda no vaso em que ela deve ficar, com um laço bonito adequado para presentear. Se seu produto demanda uso de pilhas, venda a pilha junto para que o cliente não precise ir até outra loja comprar.

Utilize as redes sociais de forma criativa

Em vez de somente informar seu cliente de que você tem opções para o Dia das Mães, gere conteúdo interessante para ele. Você pode fazer sugestões de presentes ideais para o perfil de cada mãe, pode fazer vídeos que demonstrem todos os benefícios do produto/serviço.

Pode ensinar como fazer um cartão bonito à mão para complementar o presente, ou até mesmo fazer campanhas nas quais o filho envia um depoimento para a mãe e concorre a prêmios. Use o aspecto emocional da data para fugir de postagens triviais.

Invista em embalagens

O presente de dia das mães é uma espécie de homenagem e tem alto valor sentimental. Por isso, embalagens bonitas e criativas podem ser um ótimo incremento e fator decisivo na hora da compra.

Ainda, é uma forma de divulgar sua marca, pois a pessoa que recebeu o presente pode fotografar ou até mesmo guardar a embalagem para utilizar novamente.

Faça parcerias

Você pode agregar valor ao seu produto ao fazer parcerias com outras lojas, profissionais ou influenciadores digitais. Uma opção é oferecer descontos para clientes de uma loja parceira, ou promover sorteios nas redes sociais de empresas que se complementam (ensaio fotográfico e maquiagem, por exemplo), ou ainda enviar produtos para influenciadoras digitais como presente nessa data.

Invista em opções para sogra, avó e madrinha

Além de presentear as mães, muitas pessoas costumam presentear outras pessoas pelas quais elas têm um carinho maternal. É o caso das avós, sogras e madrinhas. Tenha opções de presente para esse público, ainda que mais baratas.

Garanta que elas estejam expostas perto dos presentes direcionados para as mães e que sua equipe se lembre de oferecer essas opções antes de finalizar a venda. Pode ser uma ótima forma de estimular a compra por impulso.

O movimento do comércio aumenta durante o Dia das Mães, mas são sua criatividade e preparação que garantem os bons resultados nessa data! Organize-se para faturar mais e ganhar novos clientes.

Co-fundadora e diretora da Sempreende. PhD researcher (UnB) em Ensino de Empreendedorismo. Mestre em Empreendedorismo e Inovação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Pós-graduada em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Facilitadora certificada da metodologia Lego® Serious Play®. Experiência de mercado como empreendedora no ramo de alimentação e consultora na Shell Brasil. Revisora da Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas. Consultora e facilitadora de programas de Empreendedorismo no Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG (CEI/UFG), Incubadora 3D (Prefeitura de Aparecida de Goiânia), Aldeia Incubadora (Uni-Anhanguera), UnIncubadora (UniEvangélica), Proin (UEG), Incubadora Athenas (UFG/Catalão), Incubadora Beetech (UFG/Jataí) e PUC Incubadora (PUC/GO). Já capacitou professores para o Empreendedorismo no Senac-GO, Senai-GO, UFG, Uni-Anhanguera e UniEvangélica.

0 comentário em “Potencialize suas vendas no Dia das Mães

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: