Planejamento

10 passos para potencializar o planejamento estratégico da sua empresa

Uma das maiores dificuldades relatadas por empreendedores é saber planejar. Por onde começar, quais elementos devem ser considerados, quem deve opinar. Para você que também possui dúvidas como essas ou que deseja ser mais efetivo, confira abaixo dez dicas para potencializar o planejamento estratégico da sua empresa.

Passo n° 01: Conheça o seu empreendimento a fundo

O primeiro passo é saber como ninguém o que você faz. Conheça seus produtos, serviços, colaboradores, tecnologias adotadas, processo produtivo, opiniões dos clientes sobre a empresa, etc. Saiba tudo em detalhes! Somente assim será possível pensar estrategicamente sobre o futuro.

Passo nº 02: Analise o contexto que envolve o negócio

Conhecer os concorrentes, hábitos de consumo de potenciais clientes, ações governamentais que podem afetar (positiva ou negativamente) a empresa é fundamental para qualquer bom planejamento. Esses são fatores que impactarão, ainda que indiretamente, o seu negócio.

Passo n° 03: Defina a missão da empresa

Missão é a razão de ser do empreendimento apresentada em um texto curto, objetivo, de fácil entendimento e memorização. A missão deve ser curta para ser lembrada!

Passo nº 04: Defina a visão

Qual é o futuro esperado para o negócio? A visão determinará a posição do empreendimento a curto, médio e longo prazo. E, assim como a missão, deve ser breve para ser facilmente comunicada.

Passo nº 05: Defina os valores

Valores são os princípios éticos, ideais de comportamento e resultados que nortearão as ações da empresa. Pergunte-se: o que nós (empresa) mais estimamos? Juntamente à missão e visão, os valores representam a direção estratégica do seu empreendimento.

Passo nº 06: Trace objetivos

A cada trimestre determine quais os objetivos serão alcançados naquele período. Parta do nível organizacional (empresa) e vá até o nível operacional (funcionário). E para cada nível determine até cinco objetivos claros.

Passo nº 07: Estabeleça metas

Para cada objetivo, elabore até quatro metas que vão te dizer se você alcançou ou não o que foi planejado. Para que essa determinação seja possível, as metas devem ser mensuradas por indicadores (ex.: dobrar o volume de vendas no período de 01 a 30 de maio).

Passo n° 08: Elabore planos de ação

Tendo claros os objetivos e metas de cada nível da empresa, descreva em um plano a importância de persegui-los, quem será o responsável por atingi-los, como isso será feito, o quanto irá custar e qual será o prazo. Desta forma, você visualizará mais facilmente todos os elementos de cada ação e exercerá um maior controle sobre eles.

Passo nº 09: Permita que os funcionários contribuam com o planejamento

Especialmente na definição de elementos que se refiram às suas atribuições, a participação de funcionários pode, além de promover uma maior motivação, impulsionar o alcance de resultados.

Passo nº 10: Monitore os resultados

Quando planejamos e sabemos o que esperar (objetivos e metas claros), torna-se mais fácil acompanhar o desenvolvimento e saber se estamos no caminho certo ou nos distanciando do que foi determinado no início. Assim, traçar um novo curso de ação em face às dificuldades torna-se mais simples e seguro.

Tenha em mente que esses dez passos são importantes e têm o potencial de te ajudar a elaborar um eficiente plano estratégico. Contudo, não se trata de uma receita pronta, mas de um direcionamento, já que cada empresa é única e fatores diversos influenciam o planejamento.

O mais importante é tornar o ato de planejar um hábito, uma rotina na sua vida empresarial, pois somente assim o caráter estratégico deixará o papel para de fato fazer a diferença no seu negócio. 

Professora do curso de Planejamento Estratégico na Sempreende, Mestra em Administração pela UFG (Estratégia, Empreendedorismo e Inovação). Bacharela em Administração pela UFU, com ênfase em Marketing. Atualmente é Gerente de Pesquisa e Inovação em Produtividade na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Tecnologia da Prefeitura de Goiânia, atuando no desenvolvimento de projetos e programas relacionados a empreendedorismo e inovação. Professora e pesquisadora membro do Grupo de Pesquisa em Empreendedorismo (GPE/UFG) e do Grupo de Pesquisa em Aprendizagem nas Organizações (GPA/UFG). Consultora externa do Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI/UFG). Revisora dos periódicos científicos Regepe (Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas) e FACES. Possui publicações em periódicos e eventos científicos nacionais e internacionais.

0 comentário em “10 passos para potencializar o planejamento estratégico da sua empresa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: