empreendedorismo

Situações que atrapalham suas vendas

Amanda queria comprar um presente para uma amiga. Foi em sua loja de decoração preferida e já sabia o que comprar. Ela estava com pressa e estava chovendo. A loja tinha apenas três vagas de estacionamento, que estavam todas ocupadas. Ela deu três voltas no quarteirão, não encontrou nenhuma vaga e desistiu de comprar.

Isso provavelmente já aconteceu quando você quis comprar alguma coisa. E, se você é dono de uma loja, você já deve ter perdido vendas por esse motivo. Um funcionário atento do lado de fora, segurando um guarda-chuvas, poderia ser suficiente para resolver o problema.

A falta de estacionamento pode ser uma das causas, fáceis de resolver, que esteja atrapalhando suas vendas. A seguir estão outros fatores que também podem dificultar suas vendas e dicas para solucioná-los:

Os fatores fisiológicos: fome, sede ou vontade de ir ao banheiro

Quando o cliente está incomodado com algum fator fisiológico (como muita fome ou com muita sede), ele terá mais dificuldades para se concentrar na compra. Além disso, a fome ou a sede podem deixar o cliente mais nervoso, mais impaciente e até fazer que ele desista de comprar.

Se você tem qualquer tipo de negócio, é interessante ter sempre um lanchinho, água, café e toalete para oferecer como cortesia. Ainda, caso tenha um restaurante, pode ter algumas entradas rápidas, por exemplo, para oferecer gratuitamente aos clientes que estejam nessas situações.

Os fatores ambientais: a aparência do seu negócio

Se sua fachada está suja ou velha, se os letreiros estão queimados ou estragados e se o ambiente está sujo, o cliente pode ter uma péssima impressão. Mesmo se o seu produto ou serviço for o melhor da cidade, novos clientes podem nem mesmo querer te conhecer caso sua apresentação não demonstre sua qualidade.

Somos extremamente visuais e associamos limpeza com qualidade. Por isso, cuide para manter sua empresa sempre limpa e bem cuidada. No dia a dia é fácil deixar isso passar. Tenha um olhar atento, como se você fosse o seu cliente mais exigente. Não desconsidere os pequenos defeitos da aparência do seu negócio (como uma parede sem tinta ou um cardápio rasgado). Seus clientes estão te julgando por tudo que estão vendo.

Os fatores psicológicos: um momento especial

Em ocasiões especiais, o cliente tende a ser mais exigente com a qualidade do atendimento. Observe se ele está comemorando um aniversário ou se está comprando para uma causa específica e importante e dê uma atenção redobrada nesses casos.

Ainda, o cliente tem necessidade de se sentir valorizado e visto. Quando os funcionários demoram muito para atender, o cliente tende a ir embora – ou pelo menos ficar com vontade de ir. Garanta que alguém sempre o receba em no máximo 10 segundos. Você também pode garantir que a espera (quando ela precisa acontecer) seja mais agradável. Basta oferecer wi-fi gratuita, revistas para leitura, jogos, ou qualquer coisa que o distraia (mas pense que precisa ser algo que seu cliente realmente gosta).

Quem oferece serviços deve estar atento a todo o processo de atendimento, desde a chegada do cliente até sua saída. Imagine que todo o processo de um salão de beleza tenha sido ótimo, exceto o momento do pagamento. O cliente pode ficar insatisfeito e falar mal do estabelecimento como um todo mesmo se apenas seu último contato com o serviço tenha sido ruim.

Você, como empreendedor, deve sempre se colocar no lugar do cliente. Pense como você se sente quando vai comprar e suas necessidades não são atendidas. A diferença entre o bom e mal atendimento está nos detalhes. Pense nisso!

Co-fundadora e diretora da Sempreende. PhD researcher (UnB) em Ensino de Empreendedorismo. Mestre em Empreendedorismo e Inovação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Pós-graduada em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Facilitadora certificada da metodologia Lego® Serious Play®. Experiência de mercado como empreendedora no ramo de alimentação e consultora na Shell Brasil. Revisora da Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas. Consultora e facilitadora de programas de Empreendedorismo no Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG (CEI/UFG), Incubadora 3D (Prefeitura de Aparecida de Goiânia), Aldeia Incubadora (Uni-Anhanguera), UnIncubadora (UniEvangélica), Proin (UEG), Incubadora Athenas (UFG/Catalão), Incubadora Beetech (UFG/Jataí) e PUC Incubadora (PUC/GO). Já capacitou professores para o Empreendedorismo no Senac-GO, Senai-GO, UFG, Uni-Anhanguera e UniEvangélica.

0 comentário em “Situações que atrapalham suas vendas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: