Dicas Marketing Redes Sociais

5 dicas para melhorar as suas vendas usando as redes sociais

Pense em algumas amigas conversando sobre os últimos achados de compras do mês. Sandália nova, a blusinha tendência e a bolsa com 50% de desconto na loja do centro da cidade. A amiga ouvinte, toda empolgada com as ofertas imperdíveis, questiona: “Qual o Insta dessa loja?”

É bem comum que, nos dias atuais, ao invés de perguntarmos primeiro o endereço físico da empresa, perguntarmos qual o perfil dela no Instagram. O problema para os donos de qualquer negócio é quando as visitas nas redes sociais não se convertem em vendas – e passam a questionar se estar no Instagram é mesmo um bom negócio ou se é perda de tempo.

A seguir estão cinco pontos que precisam de cuidado para melhorar as suas vendas usando as redes sociais, especialmente o Instagram:

1 – Conheça o perfil dos seus seguidores

Para entregar algo que seu cliente valorize é necessário conhecê-lo. Busque analisar os perfis que te seguem e trace personas (também conhecidas como avatar). Por exemplo, se seu público é mais formal, escreva com uma linguagem apropriada e coloque fotos mais conservadoras.

Nesse caso, escrever de maneira coloquial pode trazer ares de amadorismo.
Da mesma maneira, evite usar termos formais para um público mais despojado. Existem muitas expressões que são características de determinado grupo e podem te ajudar na hora de comunicar com ele.

2 – Evite postagens focadas somente no preço do produto

Chega a ser desesperador uma sequência de postagens com ênfase nos últimos dias de promoção (que aparentemente nunca acabam). É claro que, em momentos sazonais como Black Friday, os esforços são direcionados a preços baixos. No entanto, reduzir todas as vantagens do seu produto em um valor monetário pode comprometer a imagem da sua empresa.

Lembre-se: mesmo que sua estratégia seja entregar preços baixos, você entrega um produto e este precisa ser evidenciado, falando da funcionalidade e variedade, por exemplo. Se é um serviço, com o que contribui? É compreensível que, focado em aumentar as vendas, o vendedor destaque seus preços. Porém, apenas um preço baixo não é suficiente para a finalização de uma compra.

3 – Facilite a realização da compra

Pode parecer óbvio. No entanto, é comum empresas que têm perfil nas redes sociais mas não se esforçam para que a compra ocorra de forma rápida e fluida. Alguns optam por não apresentar o preço na legenda da publicação e, quando o cliente questiona o preço do produto, recebe um catastrófico: “me chame no direct”.

NÃO FAÇA ISSO! Tome a iniciativa! Chame o cliente no direct! Inicie a conversa. Não permita que a venda seja um teste de resistência para o cliente nem ache que é ele quem está fazendo um favor para você. Apresente as formas de pagamento, se o frete é ou não incluso e todas as outras informações necessárias para a realização da compra.

4 – Explore outras redes sociais

Apesar de esse artigo focar no Instagram como meio para aumentar as suas vendas, estar em outras redes sociais como Facebook, Twitter e Pinterest podem ajudar o seu negócio. Como falamos na dica 1, entenda quem é seu cliente, descubra qual rede social ele usa e esteja presente nela! O contrário também é válido: caso seu público não esteja em determinada rede social, não gaste esforços com ela.

5 – Ah! Não se esqueça dos stories

Uma função incrível do Instagram que foi desenvolvida exclusivamente para influenciadores digitais, certo? Não. Aproveite essa ferramenta para se aproximar dos clientes e, ainda, apresentar detalhes do seu produto em vídeos curtos. Apresentar o dia a dia da empresa também gera relacionamento com o cliente e identificação com a marca, aspectos fundamentais para geração de vendas.

As redes sociais são ferramentas incríveis e podem auxiliar no aumento das suas vendas, mas, se usadas de maneira errada, podem manchar a imagem da sua empresa. Por isso, seja constante e coerente nas publicações. Converse a língua do seu público e esteja disposto a facilitar qualquer comunicação com o cliente e suas vendas.

0 comentário em “5 dicas para melhorar as suas vendas usando as redes sociais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: