Imagine que exista uma maneira de lidar com o estresse e ansiedade, melhorar a concentração, o sistema imunológico, aumentar a produtividade e até curar depressão.
Agora imagine que é algo gratuito e pode ser utilizado por qualquer ser humano independentemente do lugar em que esteja. Bom demais não é mesmo? Parece que estou falando de uma fórmula mágica, mas a atividade em questão é a prática de meditação mindfulness.
Mindfulness é um estado mental e também uma prática meditava. No Brasil comumente traduzida por mente plena ou atenção plena. Trata-se de estar presente no tempo corrente, aceitando e percebendo o que acontece no mundo interior e exterior, observando tudo com uma postura curiosa e sobretudo sem julgamentos e críticas.
Jhon Kabat-Zinn foi o responsável pelo primeiro programa de Mindfulness voltado para redução de estresse. Neurocientista da Universidade de Medicina de Massachussetts e discípulo do monge budista Thich Nhat Hanh, ele percebeu que as práticas de meditação que o monge ensinava tinham grande potencial e que essa potencialidade não era aproveitada pelo ocidente devido aos aspectos religiosos.
Jhon Kabat-Zinn tem o mérito de ter separado o caráter religioso do mindfulness e aproximado a prática do campo científico e terapêutico. Foi ele também quem quebrou mitos significativos acerca da meditação e que pairam no nosso imaginário popular.
Por exemplo, até pouco tempo atrás, nós achavamos que a meditação precisava ser praticada por horas a fio para se obter os benefícios ou que para meditar era necessário não pensar em nada.
A meditação não possui uma meta a ser atingida enquanto praticamos e não é possível meditar bem ou mal, afinal meditar é simplesmente o ato de prestar atenção ao que esteja presente em nossa mente.
Essa prática nos ensina a nos relacionarmos de uma forma diferente com nossos próprios pensamentos, emoções e sensações. Então vamos a prática? Serão duas atividades para você começar a despertar do piloto automático e começar a meditar.
Primeiro: escolha uma atividade do seu dia a dia que você faz sem prestar atenção como escovar os dentes, tomar banho ou dirigir e durante uma semana faça essa atividade de modo atento. Procure não fazer julgamentos, apenas esteja presente.
Segundo: use um timer, marque 2 minutos, e durante esse tempo procure prestar atenção apenas na sua respiração, sem alterá-la, apenas se concentre na sua respiração. Assim que sua mente começar a divagar (e sim já sabemos que isso vai acontecer), não se critique. Apenas traga a atenção de volta para a respiração.
Vamos experimentar? Em pouco tempo você verá os benefícios no trabalho e em sua vida pessoal!
0 comentário em “Mindfulness no dia a dia: 2 atividades para você começar a meditar”