Dicas Planejamento

Como tornar um recurso finito – TEMPO – mais elástico?

Você vive correndo contra o tempo? Confira algumas dicas práticas que te ajudarão a organizar seu dia de forma mais eficiente!

Se o gênio da lâmpada aparecesse por aqui e te desse uma hora a mais por dia, o que você faria? Tenho certeza que muita gente responderia que faria algo que dá prazer ou algo que julga estar sem tempo, como praticar uma atividade física, ler um livro, visitar alguém, jantar com os filhos…

Enfim, as respostas são inúmeras. Mas e aí, queremos ter mais tempo para fazer o que gostamos ou queremos fazer o que gostamos para ter mais tempo?

Eu prefiro viver na segunda opção, mas confesso que vivi anos na primeira, achando que no final da semana seria tipo o final do arco-íris. E, que eu encontraria um pote com várias horas livres para fazer o que eu bem entendesse.

A questão é que nossa semana “útil” deve ser muito bem planejada para que não vivamos à espera de um final de semana livre. Um dia, ou seja, 24h dividido em 3 partes iguais, são 3 partes de 8h.

Sendo assim temos, 1/3 do dia para trabalhar, 1/3 do dia para dormir e 1/3 do dia LIVRE! Sim, você tem tempo para fazer o que é realmente importante, mas talvez não saiba distribuir esses 3 fragmentos de horas.

Vem comigo, vou deixar aqui 9 dicas práticas para você aplicar no seu dia a dia:

  • Antes de começar sua semana faça uma lista com tudo que você tem que fazer e distribua as tarefas dentro dos dias. Separe cada um nos 3 períodos do dia: manhã, tarde e noite;
  • Caso você veja que a lista não “cabe” planeje a próxima semana com as atividades excedentes;
  • Evite a procrastinação e sempre comece o seu dia com as tarefas que você considera mais chatas;
  • Organize suas atividades pessoais, pois elas também são importantes. Trate-as como reuniões de trabalho, não falte, desmarque ou deixe pra depois;
  • Leve muito em consideração e cuide da qualidade do seu sono. Uma noite mal dormida gera um dia improdutivo na sequência;
  • Defina horários para responder mensagens de WhatsApp e e-mail. Não responda assim que recebe-las, faça isso a cada período de tempo, de 2h em 2h é o ideal;
  • Evite multitarefas, conclua uma tarefa e somente depois passe para outra;
  • Esteja presente, concentrado e atento ao que você está fazendo, isso evita retrabalho;
  • Se organize e o tempo à sua volta começa a entrar no ritmo.

Gostou das dicas? Aproveite e compartilhe com aquele seu amigo que nunca tem tempo pra nada!

Ah e se você quer aprender a planejar as suas atividades, definir metas e aumentar a sua produtividade utilizando estratégias de planejamento de tempo, conheça o Vira-Tempo, nosso curso de gestão do tempo!

Publicitária formada pela UFG e cursando Especialização em Marketing e Análise do Consumo pela mesma Instituição Especialista em Planejamento Estratégico Sócia na TwoDo Marketing Emocional Idealizadora da metodologia FUNIL DO TEMPO pelo O que você quer ser quando crescer?

0 comentário em “Como tornar um recurso finito – TEMPO – mais elástico?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: