empreendedorismo Oportunidades de negócios

Ganhar dinheiro ou fazer o bem?

Está em dúvida sobre ganhar dinheiro ou fazer o bem? É possível fazer os dois!

Entre ganhar dinheiro e fazer o bem, eu sempre fico com os dois! Nós viemos de uma era que considerava o lucro e o dinheiro como coisas ruins, que enxergava o capitalismo como vilão e as empresas como entidades que só querem ganhar em cima de você. Felizmente, estamos entrando em um novo mindset que consegue aliar essas duas coisas, e entende que o empreendedorismo é uma ótima forma de alcançar um mundo melhor!

É o que chamamos hoje de Empreendedorismo Social e de Capitalismo Consciente. É sobre olhar o mundo com outros olhos, enxergar um problema na sociedade e buscar uma solução para ele – mas uma solução mais abrangente, que olhe o todo e traga um impacto positivo para a sociedade. E são muitos os casos de empresas que já tem feito isso, e há quem diga que esse é o futuro e que logo serão somente essas empresas que irão ter sucesso.

É o caso, por exemplo, da TOMS, que surgiu de uma viagem em que o Blake Mycoskie, fundador da marca, enxergou o número de crianças descalças na rua e todos os problemas que isso poderia gerar. Dali surgiu a ideia da loja de sapatos One by One – a cada sapato que você compra, eles doam um sapato para quem não tem.

E também da Reserva, marca de roupas masculinas, que queria fazer algo para mudar a educação no Brasil, e viu que crianças com fome não conseguem se concentrar na escola. Por isso, a cada roupa que você compra são doados 5 pratos de comida para comunidades carentes.

E, ainda, empresas como o Projeto Vivenda que acredita que todos tem direito a uma moradia digna. Visando democratizar esse acesso, eles apresentam uma solução completa para reformas em casas, a um baixo custo, sem burocracia e em pouco tempo, para ajudar as famílias carentes a terem uma casa mais bonita e funcional.

É possível transformar o seu propósito em um negócio e viver disso! E, a melhor parte, é que as pessoas estão se identificando com isso e preferindo comprar de uma marca consciente que faz o bem, do que de outra que as vezes faz a mesma coisa há mais tempo, mas não tem a mesma paixão e o mesmo objetivo.

Ao empreender, que tal pensar no que você sabe fazer, no que você ama, e, também, em como você pode usar isso para melhorar o mundo? Dessa forma você aumenta as suas chances de ser mais feliz, melhora a vida de muitas pessoas e ainda atraí quem pensa como você – e, com isso tudo, vende mais. É um win-win environment, um ambiente incrível em que todo mundo ganha!

Esse é um assunto amplo com muitos conceitos, modelos e ideias legais! Que tal nos encontrarmos de novo por aqui para falar mais sobre o Empreendedorismo Social e o Capitalismo Consciente?

Idealizadora e co-fundadora do Oásis de Sonhos, ONG que mobiliza voluntários para mutirões de reforma em espaços coletivos e culturais. Sócia e fundadora da Grifa, empresa de impacto social. Marketing & Costumer Relationship na Sempreende. Alumni no SUSI (Study of the US Institute) on Social Entrepreneurship. Graduanda em Direito na Universidade Federal de Goiás, e atuante no ambiente empreendedor universitário.

0 comentário em “Ganhar dinheiro ou fazer o bem?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: