Ensino Liderança

O que faz um bom líder?

Liderança talvez seja um dos temas mais debatidos no mundo do trabalho. O intenso debate, no entanto, parece não minimizar as dificuldades do dia a dia enfrentadas por aqueles que desejam ser bons líderes.

Podemos pensar em, pelo menos, três grandes desafios para o exercício da liderança. Primeiro, liderar não é o tipo de coisa que se aprende apenas lendo manuais, é preciso colocar em prática. Segundo, trata-se de uma prática que reivindica autoconhecimento e reflexão: liderar quem? Para onde? E terceiro, estamos falando de uma competência profundamente exigente, não basta tentar se exercitar às segundas-feiras, precisamos de uma palavrinha mágica chamada disciplina.

As características de um bom líder

Os professores da Harvard Business School apontaram quatro características de um bom líder:

1) Ser um bom gestor

Gerir as tarefas do cotidiano é diferente da capacidade de inspirar pessoas a agir e podemos criar parâmetros distintos para medir o desempenho em cada uma delas. No entanto, não podemos diminuir a importância de uma gestão de excelência quando desejamos conquistar resultados consistentes. Lembre-se: a palavra mágica é disciplina!

2) Saber comunicar as suas ideias e se conectar

Você precisa conhecer as pessoas do seu time: quais são as suas histórias? O que valorizam? Esse é o momento que colocamos em prática a nossa escutatória, ou seja, a habilidade de escutar os outros para criar vínculos genuínos.

3) Tem clareza das suas convicções

Infelizmente, muitas pessoas buscam somente o status das posições de liderança e se esquecem da responsabilidade que acompanha esse papel. Qual o seu propósito como líder? Essa é a parte que exige reflexão e autoconhecimento.

4) Encara os problemas de frente e é capaz de ter conversas difíceis

No Brasil, normalmente, preferimos “colocar panos quentes” e driblar as situações que geram desconforto nos nossos relacionamentos. O problema não diminui de tamanho quando o jogamos para debaixo do tapete, muito pelo contrário. Aprenda a encarar essas situações profissionalmente, baseie-se em fatos e dados, encontre um tom respeitoso e um ambiente adequado. Não fuja das conversas difíceis.

Escolha uma das características de um bom líder que você queira desenvolver ao longo desse mês. Defina as ações que você vai colocar em prática (o quê), em quais situações (quando) e semanalmente dê uma nota para avaliar o seu progresso.

Liderar é uma tarefa complexa porque significa conquistar objetivos, conectado com os seus valores e se importando com as pessoas ao seu redor, o tempo todo! É difícil, não à toa conhecemos poucas pessoas que nos inspiram, mas não é impossível.

Bom trabalho!

Professora dos cursos de Storytelling e Liderança na Sempreende, facilitadora de aprendizagem, pesquisadora de carreira e gênero, interessada em pequenas histórias que mudam o mundo.

0 comentário em “O que faz um bom líder?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: