empreendedorismo Ensino Planejamento

Google Design Sprint: 5 meses de trabalho em 5 dias

Alguns empreendedores e empresários gostariam muito de poder ver o futuro. Sonham poder viajar à frente alguns meses ou anos, para verificar se aquele produto ou serviço fará sentido quando for lançado no mercado e se, afinal, os clientes pagarão ou não por ele. Mal sabem eles que não é preciso ser um super-herói para se ter este poder e que isto já está disponível também para nós reles mortais. O Google Design Sprint permite exatamente isso.

Apesar de bastante falada na área da tecnologia (mas ainda pouco praticada aqui no Brasil), somente agora que esta metodologia revolucionária está começando a ser utilizada em outras áreas do conhecimento e, principalmente, a chegar em terras tupiniquins.

Criada por Jake Knapp dentro da Google Ventures (braço de investimentos da Google), ela permite com que empresas e equipes consigam elaborar, prototipar e validar ideias de negócio referentes a produtos ou serviços, porém de forma ultra rápida e efetiva.

Quem nunca participou de reuniões intermináveis de brainstorming que tinham o propósito de gerar alguma inovação, mas que no fim geraram nada além de uma parede coberta de post-its com ideias pouco elaboradas? Sim, o Design Sprint surge exatamente para atacar esta dor que qualquer pessoa que trabalha com inovação já sentiu.

Apesar de ser mais comum na geração de novos produtos ou serviços, já tem muitas empresas utilizando ele também para a resolução de problemas internos ou mesmo para a melhoria de produtos e serviços antigos. Afinal, a metodologia consegue unir pessoas de áreas e conhecimentos diferentes para estruturarem uma dada problemática, gerar ideias e aprofundar melhor nestas, criar um protótipo e validar com usuários reais.

Após rodar alguns Sprints em diferentes estados e nos mais variados contextos, realmente fica nítida a sua versatilidade e capacidade de gerar resultados palpáveis. O seu potencial para o desenvolvimento de produtos está apenas começando a ser compreendido pelos diretores e gerentes das empresas que buscam inovação.

E certamente, uma vez que tenham dominado este super-poder capaz de economizar centenas de milhares de reais, os seus resultados não terão mais comparação com os de meros mortais. Serão condecorados como super-heróis da inovação.

Sobre Taciano

Mestre em Gestão de Software pela Carnegie Mellon University - Silicon Valley (NASA campus). Possui curso em Design Thinking pela Stanford University. Atuou como Gerente de Produto na Coupa Inc (startup do Vale do Silício avaliada em mais de U$1B) e no Media Lab UFG (3º maior do mundo). Premiado pelo TED, entre os organizadores mais ativos do mundo, com uma viagem para o Oriente Médio, no encontro mundial de organizadores TEDx. Atualmente é Consultor de Tecnologia na Rede Pró-Aprendiz, Professor do Instituto de Informática da UFG e membro da Rede de Monitoramento Cidadão de Goiânia (projeto financiado pelo BID em 77 cidades da América Latina).

1 comentário em “Google Design Sprint: 5 meses de trabalho em 5 dias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: