empreendedorismo Ensino Planejamento

A importância do planejamento estratégico para as empresas

As origens da estratégia coincidem com as da própria humanidade, em que sobrevivia em meio a um cenário hostil e de incertezas o mais inteligente, ágil, rápido e forte perante os adversários.

Portanto, planejar para sobreviver é um processo inerente ao ser humano, ainda que ocorra de forma inconsciente. Contudo, para empresas que desejam se destacar no mercado (e não apenas sobreviver) planejar consciente e atentamente os caminhos a serem seguidos é fundamental.

Definir a missão, visão, valores, objetivos, metas, monitorar o mercado, acompanhar indicadores… realmente exige tempo e dedicação. Mas a chave para uma estratégia empresarial eficaz se inicia com a resposta a uma pergunta básica, entretanto, poderosa: Você sabe para onde está indo?

Esse é o primeiro passo do planejamento e consiste em autoconhecimento sobre quem somos enquanto organização, do que fazemos bem (ou nem tanto assim), de quem são nossos clientes (e o que eles querem), nossos concorrentes (e o que fazem melhor/pior do que nós) e colaboradores (como podem nos ajudar).

O cenário criado a partir dessas informações possibilitará definir claramente a razão de ser do empreendimento e onde pretende-se chegar. Somente assim será possível estabelecer objetivos claros e metas a serem alcançadas.

Lançar novos produtos, abrir uma filial ou mesmo iniciar uma nova campanha nas redes sociais, sem que estudos prévios sejam feitos ou que os propósitos estejam alinhados com a direção estratégica da empresa, representam erros que, infelizmente, são mais comuns do que se pode imaginar.

Culturalmente, nós, brasileiros, apresentamos uma certa aversão ao planejamento. Talvez por preguiça, mas prefiro acreditar que seja por falta de conhecimento de boas e eficientes ferramentas de apoio à gestão estratégica. Engana-se quem pensa que planejar é perda de tempo ou que seja útil apenas para a fase inicial do negócio.

O planejamento estratégico acompanha o dia a dia da empresa, apoiando a tomada de decisão e auxiliando os gestores a alcançarem a visão, isto é, a posição futura que se almeja para o empreendimento. Contratar pesquisas de mercado, sem que se saiba desenvolver ou aplicar o conhecimento gerado, isso sim é perda de tempo e de recursos valiosos.

Mas, com um pouco de paciência e força de vontade, é possível aprender a elaborar um bom plano estratégico e colocá-lo em prática. Afinal, como bem pontuou Alvin Toffler, ou você tem uma estratégia própria, ou então será parte da estratégia de alguém (provavelmente, a do seu concorrente).

0 comentário em “A importância do planejamento estratégico para as empresas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: