Design Thinking empreendedorismo Marketing Redes Sociais

Stalkeie para o bem: Criando personas com o Instagram

Nesse artigo falei sobre a importância de se criar personas a partir de clientes reais, e não da nossa imaginação. Há várias formas de entender nossos clientes e criar essas personas. Aqui falarei sobre a criação das personas utilizando o Instagram.

O primeiro passo é verificar quem são as pessoas que seguem o seu perfil. Na opção “Informações/Audiência”, o Instagram nos mostra a faixa etária, região e gênero das pessoas que nos seguem. Com esses dados, iniciamos nosso processo de criação das personas.

Por exemplo, 50% das pessoas que seguem o perfil da Sempreende são de Goiânia; 48% têm entre 25 e 34 anos e 70% são mulheres. Como coletamos informações de todos os nossos clientes, sabemos que esse perfil é muito parecido com o das pessoas que realmente compram nossos cursos.

publico_sempreende
Perfil das pessoas que seguem a Sempreende

A segunda etapa, e mais importante, é entender quem são, de fato, essas pessoas. Afinal, nem toda mulher de Goiânia que tem entre 24 e 35 anos vai fazer nossos cursos. Para conhecer profundamente essas pessoas, é preciso um app de apoio, como o Reports+. Esse app nos mostra quem são as pessoas que mais curtem nossas fotos e quem mais veem os nossos stories.

Uma pessoa curte muito as nossas fotos e assiste todos os nossos stories é uma pessoa interessada em nosso trabalho.

Com a lista dessas pessoas em mãos, é hora de entrar no perfil delas e ver como elas se comportam: o que elas compram, do que elas gostam, do que não gostam, os lugares que frequentam e coisas do tipo. É possível fazer uma análise completa de nossos clientes observando seus perfis do Instagram. Recomendo que se veja (stalkeie mesmo!) uns 10 perfis diferentes para criar suas personas. Nesse outro artigo criei uma persona chamada Renata a partir da observação de três perfis de Instagram.

Observe que, ao criar personas assim, você sabe a forma real que seu cliente se comporta – e tem informações mais robustas para criar produtos e serviços que ele realmente irá comprar de você. Esse processo é muito mais rico do que simplesmente imaginar quem é seu público e escrever sobre ele (nesse caso, você está escrevendo muito mais sobre você).

Co-Fundador da Sempreende. PhD researcher (USP) em Marketing de Serviços. Mestre em Empreendedorismo e Inovação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Pós-graduado em educação para adultos. Revisor da Revista de Administração e Inovação e da Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas. Tem experiência na coordenação de eventos relacionados a Empreendedorismo e Inovação em universidades. É autor de diversos artigos científicos publicados nas áreas de Marketing e Empreendedorismo. Por dois anos, atuou como professor de cursos de graduação na UFG, tais como Administração, Ciências Contábeis e Engenharias. Já ministrou módulos de Marketing e foi orientador de TCCs em cursos de pós-graduação da UFG.

1 comentário em “Stalkeie para o bem: Criando personas com o Instagram

  1. Pingback: Criando experiências inesquecíveis: A importância das personas – Blog da Sempreende

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: