Marketing Pesquisa científica

Uma pequena palavra pode aumentar suas vendas

A forma que respondemos nossos clientes, obviamente, impacta nossas vendas. Percebemos facilmente que tratar mal o cliente vai fazer que ele fique insatisfeito e não compre mais dos nossos negócios. Mas você sabia que mudanças sutis, muitas vezes ignoradas por nós, pode fazer que aumentemos a satisfação e intenção de compra dos nossos clientes?

Por exemplo, quando você manda um email, em nome de sua loja, desejando um bom dia para seu cliente, você escreve: “Eu te desejo um ótimo dia” ou “Nós te desejamos um ótimo dia”?

Ou, ainda, quando alguém te pergunta se você tem determinado produto, você responde: “Eu tenho várias peças” ou “Nós temos várias peças”?

Notou a diferença? O que é melhor usar? “Eu” ou “nós”? Ou não tem diferença?

Um estudo científico publicado em agosto de 2018 mostra que, quando usamos “eu”, o cliente fica mais satisfeito com a empresa e tem mais vontade de comprar. Em números, a pesquisa mostrou que a intenção de compra aumenta em até 7% quando usamos “eu” ao invés de “nós”.

Isso acontece porque as pessoas acreditam que o funcionário que usa a primeira pessoa está mais envolvido emocionalmente com a interação. Ou seja, o cliente acha que o funcionário está mais próximo e sendo mais real no atendimento.

Uma das vantagens da pequena empresa é justamente o contato direto entre o dono e o cliente. As pessoas valorizam essa proximidade. Grandes empresas, como o Ponto Frio ou a Magazine Luiza criaram personagens para serem capazes de responder em primeira pessoa e têm tido um tremendo sucesso com isso. Por que, então, os pequenos passaram a responder usando o “nós” para passar a impressão que são grandes? Volte!! Use o “eu”! Se identifique! É disso que as pessoas gostam!

Resumindo: se você quer aumentar suas vendas e fazer que seus consumidores fiquem mais felizes com sua empresa, passe a mostrar a eles que estão conversando com uma pessoa especificamente (use “eu” nas suas respostas!), e não com a empresa (que é quando usamos “nós”)!

Co-Fundador da Sempreende. PhD researcher (USP) em Marketing de Serviços. Mestre em Empreendedorismo e Inovação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Pós-graduado em educação para adultos. Revisor da Revista de Administração e Inovação e da Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas. Tem experiência na coordenação de eventos relacionados a Empreendedorismo e Inovação em universidades. É autor de diversos artigos científicos publicados nas áreas de Marketing e Empreendedorismo. Por dois anos, atuou como professor de cursos de graduação na UFG, tais como Administração, Ciências Contábeis e Engenharias. Já ministrou módulos de Marketing e foi orientador de TCCs em cursos de pós-graduação da UFG.

0 comentário em “Uma pequena palavra pode aumentar suas vendas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: