Pode parecer contraditório, mas mesmo na Black Friday, se sua empresa só tem preço baixo a oferecer, você pode ter um tremendo fracasso! Imagine o seguinte: você oferece 20% de desconto achando que isso é suficiente para atrair clientes e seu concorrente oferece 30%, você perdeu.
É muito importante que se ofereça algo que faça a compra valer a pena além do preço baixo! Isso pode ser um atendimento realmente excelente, um ambiente acolhedor ou surpresas inesperadas na hora da compra. Enfim, é preciso usar a criatividade para criar situações de compra que encantem o consumidor. Assim, além de fazer os clientes comprarem na Black Friday, provavelmente eles voltarão a comprar de você outras vezes. Em um artigo recente apresentei algumas empresas que promovem novas experiências de compra – e que, por isso, os clientes pagam a mais para elas.
O que fazer nas redes sociais para a Black Friday
Diante de tanta informação de outras empresas sobre a Black Friday, é possível traçar estratégias para se destacar utilizando as redes sociais. Aqui estão algumas delas:
1. Gerar um burburinho sobre quais produtos entrarão em promoção. Pode-se fazer stories mostrando detalhes do produto e dizendo que somente o cliente que tirar um print e levar na loja ganhará o desconto;
2. Dar desconto em troca de um post. Por exemplo, um post marcando a loja feito por um cliente que tem 5 mil seguidores vale 5% de desconto a mais. Um post por um cliente que tem 10 mil seguidores vale 10% de desconto.
3. Dar uma olhada no tipo de produto que seus melhores seguidores (aqueles que mais curtem suas fotos) usam – stalkear mesmo! – e oferecer para ele promoções específicas daquele produto que ele realmente está precisando. Ou seja, ao invés de simplesmente anunciar que “toda loja estará com desconto”, você estará diminuindo o esforço do seu cliente, mostrando para ele exatamente o que ele compraria.
4. Dar desconto sobre desconto. As pessoas adoram descontos. Se o desconto for cumulativo, melhor ainda – porque é inesperado, porque poucas lojas fazem isso e porque muitas pessoas gostam de ter a sensação de que estão tendo vantagem em relação à loja. Você pode criar campanhas do tipo: “traga um amigo que segue a nossa loja e ganhe 10% de desconto acima do desconto original da Black Friday”.
Ao escolher uma promoção a fazer, seja claro nas regras. Na verdade, quanto menos regras, melhor. Evite ao máximo promoções com restrições ou textos que possam fazer o cliente se sentir enganado. Como há uma abundância de descontos nessa época, o cliente pode simplesmente deixar sua empresa e ir até outra – que também estará com o preço baixo. Então, esteja pronto para atender o cliente da melhor forma possível. Faça o planejamento para e destacar além do preço. Saia do comum e tenha sucesso!
0 comentário em “Como fazer diferente e se destacar na Black Friday usando as redes sociais”