Criatividade empreendedorismo Marketing

5 empresas que realmente criaram novas experiências para o cliente

É muito comum ouvir do novo empreendedor que seu negócio se trata de “um novo conceito” ou de “uma nova experiência” para o cliente. Às vezes fico pensando se esses clichês são o novo “qualidade com baixo preço”. Assim como raramente a qualidade anda junto com preço inferior, criar uma nova experiência não é fácil. E, se você não promete o que cumpre (no caso, não oferecer nada de diferente ao consumidor), a chance de tornar o cliente insatisfeito é grande.

Hoje em dia tudo é “um novo conceito”. Pare de dizer que está criando um novo conceito se isso não for verdade!

Quem nunca foi em uma cafeteria que prometeu “uma nova experiência” e encontrou uma cafeteria comum? Seus funcionários podem ter feito um ótimo atendimento e servido um café delicioso, mas nada que se aproxime de algo “novo”. E as barbearias gourmet? Entregar uma cerveja para o cliente que faz a barba não tem nada de novo.

Conforme o mercado vai evoluindo, os clientes não se contentam mais com o que se contentavam anos atrás. O que antigamente era diferenciação, hoje se tornou básico. E quem consegue inovar, ou trazer de fato a “nova experiência”, se destaca.

Aqui estão cinco exemplos de empresas que oferecem aos clientes experiências realmente diferentes de compra:

1. Pão de Açúcar

O Pão de Açúcar não anuncioupao_de_acucar_express “uma nova experiência”, mas ele utiliza seu Aplicativo de forma inteligente e que realmente muda a forma de as pessoas comprarem.

A partir de um cadastro, o sistema sabe quais produtos você mais compra. Assim, no aplicativo você pode liberar descontos para aqueles produtos que você mais consome. Cada cliente recebe descontos em produtos diferentes – e, o melhor, nos produtos que ele realmente irá comprar.

Além disso, há a opção de agendar o horário em que vamos passar no caixa. Assim, não é mais preciso enfrentar filas na hora de encerrar a compra.

 

2. Nike

nike_oscar_freire_1

Essa história aconteceu comigo. Eu sou corredor de rua e, até então, sempre utilizava tênis da Mizuno. Um dia estava com tempo livre, voltando a pé para casa, e resolvi entrar na loja da Nike da Rua Oscar Freire para ver as opções de tênis disponíveis. Expliquei para o vendedor minhas preferências e ele trouxe três modelos para que eu pudesse experimentar.

Um parênteses: não compramos tênis de corrida unicamente pela estética. Ele precisa ser confortável e, principalmente, adaptar ao nosso estilo de corrida. E isso só é possível de saber correndo.

Assim que calcei os tênis, o vendedor me apontou uma esteira e disse: “você pode testá-los ali”. Argumentei que eu estava com calça jeans e camisa, incompatíveis com o exercício. O vendedor já me ofereceu um short e uma camiseta apropriada (que, obviamente, também eram produtos vendidos na loja).

Me troquei e subi na esteira. Com menos de um minuto correndo, o mesmo vendedor me aparece com um copo d’água, fazendo que eu não sofresse desconforto e que vivesse uma experiência realmente próxima da real quando eu estivesse usando o tênis.

Não deu outra: mesmo sendo mais caro do que na internet, a compra foi feita ali mesmo. Desde então só uso um modelo específico de tênis da Nike.

 

3. Amazon Go

amazon_goEssa é a única da lista que não existe no Brasil. O Amazon Go é um supermercado aberto ao público em janeiro de 2018 em que não há caixas. O cliente simplesmente pega o produto da prateleira e o sistema entende que ele está comprando e faz o débito em sua conta. Se o cliente devolve o produto, não há o débito. Simples assim. Uma loja que você pega o que quer e vai embora. A tecnologia é responsável por fazer a cobrança.

 

4. Yellow

yellowBicicletas compartilhadas já são comuns em várias cidades. O problema é que sempre precisamos achar uma estação, tanto para retirar quanto para devolver as bicicletas – e essas estações nem sempre são perto de onde precisamos ir.

A Yellow lançou seu serviço de compartilhamento de bicicletas em que o usuário pode deixar a bike em qualquer lugar. Da mesma forma, quem quer alugar uma bicicleta olha no mapa onde há uma disponível, vai até lá, destrava o cadeado por meio do aplicativo e pode sair pedalando.

 

5. Amaro Guide Shop

amaro_oscarÀs vezes temos dúvida na hora de comprar roupas online: vai servir? O caimento será bom? O tecido é como parece nas fotos?

Para resolver esse tipo de problema, a Amaro, loja online, lançou seus guide shops. São espaços físicos que não vendem nada. Nas guide shops há todos os modelos e tamanhos de roupas vendidas pelo site. O cliente pode ir lá e experimentar à vontade. Depois é só pedir pelo site – prometem a entrega em até dois dias úteis.

Tenha uma cultura de inovação na sua empresa! Buscar o que realmente é novo é muito melhor do que ir atrás de clichês.

Vejam que, hoje, todas essas são novas experiências para o cliente. Provavelmente daqui alguns anos várias outras empresas já farão o mesmo, e o que é sensacional hoje passa a ser comum, deixa de encantar o cliente – e quem não faz fica fora do mercado.

Sim, as pessoas se acostumam e ficam cada vez mais exigentes. O que você tem feito para realmente se diferenciar dos concorrentes? Para continuar se destacando no mercado é importantíssimo ter uma cultura de inovação na empresa, ou seja, ter sempre ideias estar sempre um passo à frente dos concorrentes. Assim, quando eles começarem a te copiar, você já lança a próxima tendência!

Co-Fundador da Sempreende. PhD researcher (USP) em Marketing de Serviços. Mestre em Empreendedorismo e Inovação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Pós-graduado em educação para adultos. Revisor da Revista de Administração e Inovação e da Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas. Tem experiência na coordenação de eventos relacionados a Empreendedorismo e Inovação em universidades. É autor de diversos artigos científicos publicados nas áreas de Marketing e Empreendedorismo. Por dois anos, atuou como professor de cursos de graduação na UFG, tais como Administração, Ciências Contábeis e Engenharias. Já ministrou módulos de Marketing e foi orientador de TCCs em cursos de pós-graduação da UFG.

1 comentário em “5 empresas que realmente criaram novas experiências para o cliente

  1. Pingback: Como fazer diferente e se destacar na Black Friday usando as redes sociais – Blog da Sempreende

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: