Marketing Pesquisa científica

Como as cores influenciam a compra nas lojas virtuais

Um artigo científico publicado recentemente pelo Journal of Interactive Marketing discute a influência das cores, preços, percepção de valor e intenção de compra nas lojas virtuais. Por exemplo, será que um consumidor acha que vale mais a pena comprar uma calça de R$150 que ele vê em uma loja virtual com fundo preto do que comprar uma calça semelhante de R$120 em uma loja virtual com fundo azul?

Você pode estar pensando: “que pesquisa sem sentido! É claro que vai ser melhor comprar da loja mais barata!”. Mas pesquisas têm mostrado que o ser humano não é tão racional assim, e a mudança do ambiente (nesse caso, a cor de fundo da loja virtual) pode mudar a percepção de valor.

E quais os resultados?

Antes de mais nada, é importante lembrar que sempre que falarmos de valor aqui, estamos falando de benefícios que o produto oferece, e não de preço.

1º. As pessoas tendem a se importar menos com aumento de preços em loja cujo fundo seja azul ou mais escuro. Por outro lado, os consumidores são mais sensíveis a preço em lojas que utilizam muito vermelho ou fundos claros.

Na prática, isso significa que será mais difícil para você vender com preços mais elevados caso seu site tenha fundo branco ou se você utiliza muito vermelho. Se o seu posicionamento for esse (preços mais altos do que os concorrentes), é melhor optar por fundo azul ou mais escuros.

2º. As pessoas, em geral, relacionam preços altos com qualidade em sites com fundo azul. Já em sites com fundo vermelho, o preço alto é relacionado com maior sacrifício monetário.

Em outras palavras, uma pessoa que entra em um site predominantemente azul e ver um produto com preço alto, provavelmente irá pensar: “isso aqui tem boa qualidade!”.

Se a mesma pessoa entra em um site com muito vermelho e vê o mesmo produto, com o mesmo preço, há mais chances de ele pensar: “que produto caro! Isso não vale a pena!” do que pensar que a qualidade é melhor.

Quer que seus clientes percebam alta qualidade no seu produto? Talvez seja interessante utilizar mais azul e cores escuras no seu site!

3º. Vamos mais além: juntar fundo escuro (percepção de alta qualidade) e preço baixo (outro possível posicionamento de valor) não fará que o cliente queira comprar mais. Assim, é melhor para as empresas focarem em se apresentarem como de alta qualidade ou como de preço baixo! Falar que tem alta qualidade e preço baixo não fará vender mais, mas apenas gastar mais energia do gestor da empresa.

A partir desses resultados é possível repensar o posicionamento e as estratégias do negócio no mundo virtual. Talvez suas vendas podem ser ainda melhores com uma simples mudança de cor no fundo do seu site!

 

Co-Fundador da Sempreende. PhD researcher (USP) em Marketing de Serviços. Mestre em Empreendedorismo e Inovação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Pós-graduado em educação para adultos. Revisor da Revista de Administração e Inovação e da Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas. Tem experiência na coordenação de eventos relacionados a Empreendedorismo e Inovação em universidades. É autor de diversos artigos científicos publicados nas áreas de Marketing e Empreendedorismo. Por dois anos, atuou como professor de cursos de graduação na UFG, tais como Administração, Ciências Contábeis e Engenharias. Já ministrou módulos de Marketing e foi orientador de TCCs em cursos de pós-graduação da UFG.

0 comentário em “Como as cores influenciam a compra nas lojas virtuais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: