Marketing Storytelling

Storytelling: Exemplos de empresas que contam histórias para se destacar

Storytelling é uma técnica de comunicação na qual você usa histórias para envolver e encantar pessoas. Você pode fazer isso de diversas formas, seja contando a história de sua marca para gerar mais proximidade com o consumidor, ou contando histórias de sucesso de outros clientes para vender mais, ou mesmo usando suas histórias pessoais de sucesso e fracasso para gerar empatia e influenciar pessoas. Mais da metade dos executivos brasileiros utilizam a técnica para melhorar seus resultados.

 

Vamos ver alguns exemplos de empresas que usam a técnica de forma bem-sucedida!

Madero

A empresa está utilizando o Storytelling para humanizar a marca e gerar uma proximidade com o cliente. Deixam claro como a marca foi criada, com um carinho grande por cada produto, com receitas criadas com amor e que vieram de anos de tradição familiar. Dessa forma os clientes sentem que a empresa tem um cuidado grande com eles.

Veja esses dois vídeos que mostram a história da marca e a história da maionese do Madero.

Cacau Show

A Cacau Show já fez diversos comerciais contando a história da marca e ressaltando a paixão de seu fundador pela qualidade dos chocolates. Além disso, utilizam vídeos para ajudar no processo de venda de franquias e para inspirar outros empreendedores a começar seus negócios.

Veja esses dois vídeos, um contando a história da Cacau Show e outro com uma apresentação do Alexandre Costa, fundador da marca:

 

Dove

A Dove utiliza o Storytelling não para retratar a história da marca, mas para deixar claro os seus valores e disseminar a cultura da valorização da beleza real. Ela fez uma campanha, na qual mulheres deveriam se descrever e eram desenhadas por um especialista em retrato falado. Depois, outras pessoas descreviam essas mulheres que eram novamente desenhadas por ele. Por fim, os resultados foram comparados. A forma de contar esse experimento tornou o vídeo muito mais envolvente e alcançou o resultado esperado. A empresa fez isso de forma emocionante, não linear e usando as falas das participantes para contar o que aconteceu. Confira o resultado:

 

Gucci

Por fim, temos um vídeo da Gucci que conta o processo de fabricação do sapato sem usar palavras, apenas com imagens. A qualidade do produto é evidenciada, uma vez que fica claro o quanto sua fabricação é feita com cuidado e foco na qualidade. O cliente provavelmente não sabia que todas aquelas etapas eram necessárias, o que aumenta seu interesse e disposição por comprar:

Agora que você viu como utilizar essa técnica, que tal escrever a sua história ou a de sua empresa? Mãos à obra!

Co-fundadora e diretora da Sempreende. PhD researcher (UnB) em Ensino de Empreendedorismo. Mestre em Empreendedorismo e Inovação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Pós-graduada em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Facilitadora certificada da metodologia Lego® Serious Play®. Experiência de mercado como empreendedora no ramo de alimentação e consultora na Shell Brasil. Revisora da Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas. Consultora e facilitadora de programas de Empreendedorismo no Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG (CEI/UFG), Incubadora 3D (Prefeitura de Aparecida de Goiânia), Aldeia Incubadora (Uni-Anhanguera), UnIncubadora (UniEvangélica), Proin (UEG), Incubadora Athenas (UFG/Catalão), Incubadora Beetech (UFG/Jataí) e PUC Incubadora (PUC/GO). Já capacitou professores para o Empreendedorismo no Senac-GO, Senai-GO, UFG, Uni-Anhanguera e UniEvangélica.

0 comentário em “Storytelling: Exemplos de empresas que contam histórias para se destacar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: