Hoje, dia 22 de setembro, é o Dia Mundial Sem Carro. A ideia desse dia é fazer uma reflexão sobre o transporte individual com automóveis que tem, entre diversos problemas, congestionamentos e perda de tempo como consequência. Aos poucos, em várias regiões, em especial nas grandes cidades, as pessoas têm percebido que utilizar carros não é a melhor opção para o transporte. Antes sinônimo de status e liberdade, o carro está passando a ser visto como um problema e muita gente tem o abandonado.
Mudanças culturais, como essa, é uma fonte de oportunidades de novos negócios. A seguir apresento cinco empresas que têm negócios devido à menor utilização do carro pelas pessoas:
1. Cocolis. Esta startup francesa une motoristas que estão viajando com seus porta-malas vazios com pessoas que querem transportarcargas de uma cidade a outra. Além de diminuir o número de carros na estrada, esta startup busca resolver o problema de pessoas que acham caro, burocrático e demorado o transporte de encomendas entre cidades.
2. Yellow Bike. Esta empresa iniciou recentemente suas operações em São Paulo. É um sistema de aluguel de bicicletas para uso por pouco tempo. A diferença entre modelos tradicionais de aluguel de bikes é que não há estações fixas para deixar e pegar as bicicletas: o usuário pode deixa-las em qualquer lugar, já que a trava é na própria bicicleta.
3. Liight. Esse aplicativo é da Espanha. Ele dá pontos aos usuários que fazem ações sustentáveis, como andar de bicicleta ou pegar um ônibus. Depois é possível trocar esses pontos por prêmios como descontos em lanchonetes ou outros aplicativos.
4. Mvmant é uma plataforma que permite o compartilhamento de vagas em carros por pessoas que estejam fazendo o mesmo trajeto. É como se organizasse e otimizasse as caronas entre pontos das cidades, fazendo que menos carros trafeguem com vagas ociosas.
5. O Gridwise é direcionado a motoristas de aplicativos, como Uber e Cabify. A partir de análise de dados, ela orienta os motoristas a se dirigirem para onde há maior demanda e possibilidade maiores de ganhos, prometendo que seus usuários faturem até 20% mais do que aqueles que não usam o Gridwise.
6. A XBoard é uma empresa de esportes radicais. Ela ajuda na mobilidade urbana ao criar, de acordo com a empresa, o primeiro skate elétrico que permite manobras. Assim, os skatistas podem se deslocar pelas cidades sobre suas pranchas sem perder uma das maiores diversões do skate, a possibilidade de fazer manobras.
Perceba que uma nova tendência, como a diminuição do uso dos carros, é algo que está mudando a cultura das pessoas. Negócios relacionados a esses novos hábitos têm mais chances de sucesso e de sobreviver ao longo do tempo do que negócios abertos porque estão na moda, como já aconteceu com as paleterias, iogurterias e lojas de açaí.
0 comentário em “Oportunidades de negócios por estarmos usando menos carros”