empreendedorismo Modelos de Negócios Oportunidades de negócios

Oportunidades de negócios por estarmos usando menos carros

Hoje, dia 22 de setembro, é o Dia Mundial Sem Carro. A ideia desse dia é fazer uma reflexão sobre o transporte individual com automóveis que tem, entre diversos problemas, congestionamentos e perda de tempo como consequência. Aos poucos, em várias regiões, em especial nas grandes cidades, as pessoas têm percebido que utilizar carros não é a melhor opção para o transporte. Antes sinônimo de status e liberdade, o carro está passando a ser visto como um problema e muita gente tem o abandonado.

Mudanças culturais, como essa, é uma fonte de oportunidades de novos negócios. A seguir apresento cinco empresas que têm negócios devido à menor utilização do carro pelas pessoas:

1. Cocolis. Esta startup francesa une motoristas que ea39634ffbf5901a7fb1ca4815f5e.jpegestão viajando com seus porta-malas vazios com pessoas que querem transportarcargas de uma cidade a outra. Além de diminuir o número de carros na estrada, esta startup busca resolver o problema de pessoas que acham caro, burocrático e demorado o transporte de encomendas entre cidades.

yellow-capa.jpg2. Yellow Bike. Esta empresa iniciou recentemente suas operações em São Paulo. É um sistema de aluguel de bicicletas para uso por pouco tempo. A diferença entre modelos tradicionais de aluguel de bikes é que não há estações fixas para deixar e pegar as bicicletas: o usuário pode deixa-las em qualquer lugar, já que a trava é na própria bicicleta.

3. Liight. Esse aplicativo é da Espanha. Ele dá pontos aosSmartphone-Mapa.png usuários que fazem ações sustentáveis, como andar de bicicleta ou pegar um ônibus. Depois é possível trocar esses pontos por prêmios como descontos em lanchonetes ou outros aplicativos.

4. Mvmant é uma plataforma que permite ofiware-global-summit-mvmant-mobility-on-demand-1-638.jpg compartilhamento de vagas em carros por pessoas que estejam fazendo o mesmo trajeto. É como se organizasse e otimizasse as caronas entre pontos das cidades, fazendo que menos carros trafeguem com vagas ociosas.

gridwise-e1499693173327.jpg

5. O Gridwise é direcionado a motoristas de aplicativos, como Uber e Cabify. A partir de análise de dados, ela orienta os motoristas a se dirigirem para onde há maior demanda e possibilidade maiores de ganhos, prometendo que seus usuários faturem até 20% mais do que aqueles que não usam o Gridwise.

6. A XBoard é uma empresa de esportes radicais. Ela Screen Shot 2018-09-22 at 13.23.29.png ajuda na mobilidade urbana ao criar, de acordo com a empresa, o primeiro skate elétrico que permite manobras. Assim, os skatistas podem se deslocar pelas cidades sobre suas pranchas sem perder uma das maiores diversões do skate, a possibilidade de fazer manobras.

Perceba que uma nova tendência, como a diminuição do uso dos carros, é algo que está mudando a cultura das pessoas. Negócios relacionados a esses novos hábitos têm mais chances de sucesso e de sobreviver ao longo do tempo do que negócios abertos porque estão na moda, como já aconteceu com as paleterias, iogurterias e lojas de açaí.

Co-Fundador da Sempreende. PhD researcher (USP) em Marketing de Serviços. Mestre em Empreendedorismo e Inovação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Pós-graduado em educação para adultos. Revisor da Revista de Administração e Inovação e da Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas. Tem experiência na coordenação de eventos relacionados a Empreendedorismo e Inovação em universidades. É autor de diversos artigos científicos publicados nas áreas de Marketing e Empreendedorismo. Por dois anos, atuou como professor de cursos de graduação na UFG, tais como Administração, Ciências Contábeis e Engenharias. Já ministrou módulos de Marketing e foi orientador de TCCs em cursos de pós-graduação da UFG.

0 comentário em “Oportunidades de negócios por estarmos usando menos carros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: