Criatividade Dicas empreendedorismo

6 TEDs que todo empreendedor deve assistir

Estimular sua criatividade e capacidade de inovação pode ser mais simples do que parece. Basta inserir novos hábitos no seu dia. Um hábito simples e que ocupa pouco tempo é assistir TEDs interessantes. Para quem não sabe, TED é uma série de conferências realizadas ao redor do mundo com a intenção de disseminar boas ideias. Para isso, eles convidam especialistas sobre os mais diversos temas. Se você se interessou, aqui vai uma lista que TEDs que todo empreendedor deve assistir:

1. Carol Dweck: The power of believing you can improve

Nesse TED, Carol apresenta sua pesquisa na qual descobriu que existem dois tipos de pessoas: as que têm mindset fixo e as que têm mindset de crescimento. Aquelas que têm mindset fixo não estão dispostas a errar e só gostam de fazer aquilo no qual já são boas. As de mindset de crescimento estão dispostas a aprender e valorizam o erro como parte do processo para alcançar os objetivos desejados. Vale a pena assistir para entender qual é seu mindset e como você pode desenvolver o de crescimento.

2. Sir Ken Robinson: Do schools kill creativity?

De maneira envolvente e engraçada, Sir Ken Robinson faz uma reflexão sobre como nosso modelo escolar está falido e não nos prepara para as habilidades do futuro. Para ele, as escolas não nos formam como um todo e não valorizam todos os tipos de inteligência, o que gera bloqueios e impede muitas pessoas de empreender. A reflexão vale a pena, principalmente para os que desejam estimular a criatividade em sua vida e negócios.

3. Simon Sinek: How great leaders inspire action

Simon apresenta o círculo dourado, formado pelo “o que você faz”, “como faz” e “por que faz”. Ele nos mostra que as empresas bem-sucedidas são as quem tem clareza do porquê, ou seja, do seu propósito, de sua razão de existir, dos benefícios que gera para o cliente. Ninguém compra o que você faz e sim o benefício que aquele produto ou serviço gera. Empresas que tem clareza do propósito conseguem contratar funcionários que acreditam no que ela acredita e vender seus produtos para quem tem as mesmas convicções. Assista e reflita: você tem clareza da razão de existir de sua empresa?

4. Amy Cuddy: Your body language may shape who you are

Muito se estuda sobre como nossa linguagem corporal afeta como os outros nos veem, mas Amy mostra que a linguagem corporal pode mudar a forma como nos vemos e inclusive proporcionar mudanças fisiológicas. Por exemplo, a pose de super-homem pode inclusive influenciar nos hormônios e nos deixar mais confiantes em uma reunião, por exemplo. Vale a pena assistir para entender como a neuroplastia nos afeta e como pode ser usada a nosso favor.

5. Tom Wujec: Construa uma torre, construa uma equipe

Tom apresenta uma dinâmica de grupo simples, na qual os grupos recebem espaguete seco, um metro de fita adesiva e um marshmallow. Os grupos devem construir a torre mais alta e garantir que o marshmallow não caia. Ele identifica que os adultos ficam muito tempo buscando uma única solução ideal ou se preocupando com o ego, com quem terá a resposta certa. Já as crianças conseguem resolver o problema mais rápido e de forma mais criativa, pois exploram mais possibilidades, testam protótipos e não tentam ser as chefes do grupo. Compensa assistir e propor o mesmo desafio com a sua equipe. Os resultados serão ricos!

6. Adam Grant: The surprising habits of original thinkers

Adam pesquisou pessoas conhecidas por serem originais e criativas e encontrou comportamentos comuns entre elas. Todos são procrastinadores médios, ou seja, não tem pressa para encontrar a solução ideal, mas também não demoram demais para colocá-la em prática. Eles têm mais medo de não inovar do que de não tentar algo novo e falam mais dos seus erros, compartilhando o que aprenderam com eles. Sabem que ter ideias de qualidade só é possível quando se gera uma grande quantidade delas e que a maioria não será boa. Vale a pena assistir para mudar sua forma de pensar sobre criatividade!

Existem muitas informações gratuitas e de qualidade que podem contribuir com seu desenvolvimento pessoal e a inovar em seu negócio. Basta estar atento e dedicar um tempo do seu dia para isso!

Co-fundadora e diretora da Sempreende. PhD researcher (UnB) em Ensino de Empreendedorismo. Mestre em Empreendedorismo e Inovação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Pós-graduada em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Facilitadora certificada da metodologia Lego® Serious Play®. Experiência de mercado como empreendedora no ramo de alimentação e consultora na Shell Brasil. Revisora da Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas. Consultora e facilitadora de programas de Empreendedorismo no Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG (CEI/UFG), Incubadora 3D (Prefeitura de Aparecida de Goiânia), Aldeia Incubadora (Uni-Anhanguera), UnIncubadora (UniEvangélica), Proin (UEG), Incubadora Athenas (UFG/Catalão), Incubadora Beetech (UFG/Jataí) e PUC Incubadora (PUC/GO). Já capacitou professores para o Empreendedorismo no Senac-GO, Senai-GO, UFG, Uni-Anhanguera e UniEvangélica.

2 comentários em “6 TEDs que todo empreendedor deve assistir

  1. Carlos Magno

    Esse também é ótimo:

    Curtir

  2. Carlos Magno

    Esse também é muito bom:

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: