Mais de 15 anos de pesquisas científicas provam que sim. Por ser uma metodologia que usa o poder do Hand Knowledge, ou conhecimento das mãos, ela permite o desbloqueio de ideias e o engajamento dos dois lados do cérebro, uma vez que nossas mãos estão conectadas com cerca de 70 a 80% das nossas células cerebrais.
A metodologia Lego Serious Play pode ser aplicada em equipes de qualquer tamanho, com diversos objetivos. É possível fazer workshops de liderança, que ajudam a equipe a identificar quais os estilos de liderança existentes na empresa, quais precisam melhorar, quais são os valores do líder, quais líderes estão agindo de acordo com a missão e valores da organização e muito mais. Assim, os resultados são mais efetivos do que os obtidos em treinamentos tradicionais, pois a brincadeira ajuda a trazer à tona o que está no inconsciente das pessoas e o que elas jamais falariam sem a ajuda dos modelos em Lego.
Já em workshops de inovação e criatividade, a metodologia possibilita o desbloqueio de ideias, o desenvolvimento de um senso de pertencimento e valorização por parte de todos os membros da equipe e a geração de ideias em abundância de forma mais rápida. Pode ser usada para o desenvolvimento de empatia, inclusive com a participação de clientes, para desenvolver produtos e serviços realmente inovadores.
Para a empresa que deseja renovar sua missão e valores, melhorar o clima organizacional ou ainda, identificar quais são os membros da equipe realmente engajados e quais devem ser desligados, a metodologia Lego Serious Play também é altamente recomendada.
Caso você precise encontrar respostas diferentes para uma mesma pergunta, precisa que todos participem da discussão, precisa usar o tempo de forma eficiente, tem reuniões que são uma perda de tempo, precisa de engajamento e motivação da equipe, o LSP é uma boa escolha.
A aprendizagem com as mãos e as metodologias ativas são capazes de gerar resultados transformadores! Treinamentos tradicionais, nos quais o professor é o centro do processo, não têm mais espaço nas organizações que desejam desenvolver as competências do futuro. Brincar com objetivos sérios pode ser uma ótima solução!
0 comentário em “Aprender brincando com Lego é realmente possível?”