Ensino Lego

Aprender brincando com Lego é realmente possível?

Mais de 15 anos de pesquisas científicas provam que sim. Por ser uma metodologia que usa o poder do Hand Knowledge, ou conhecimento das mãos, ela permite o desbloqueio de ideias e o engajamento dos dois lados do cérebro, uma vez que nossas mãos estão conectadas com cerca de 70 a 80% das nossas células cerebrais.

A metodologia Lego  Serious Play  pode ser aplicada em equipes de qualquer tamanho, com diversos objetivos. É possível fazer workshops de liderança, que ajudam a equipe a identificar quais os estilos de liderança existentes na empresa, quais precisam melhorar, quais são os valores do líder, quais líderes estão agindo de acordo com a missão e valores da organização e muito mais. Assim, os resultados são mais efetivos do que os obtidos em treinamentos tradicionais, pois a brincadeira ajuda a trazer à tona o que está no inconsciente das pessoas e o que elas jamais falariam sem a ajuda dos modelos em Lego.

Já em workshops de inovação e criatividade, a metodologia possibilita o desbloqueio de ideias, o desenvolvimento de um senso de pertencimento e valorização por parte de todos os membros da equipe e a geração de ideias em abundância de forma mais rápida. Pode ser usada para o desenvolvimento de empatia, inclusive com a participação de clientes, para desenvolver produtos e serviços realmente inovadores.

Para a empresa que deseja renovar sua missão e valores, melhorar o clima organizacional ou ainda, identificar quais são os membros da equipe realmente engajados e quais devem ser desligados, a metodologia Lego  Serious Play  também é altamente recomendada.

Caso você precise encontrar respostas diferentes para uma mesma pergunta, precisa que todos participem da discussão, precisa usar o tempo de forma eficiente, tem reuniões que são uma perda de tempo, precisa de engajamento e motivação da equipe, o LSP é uma boa escolha.

A aprendizagem com as mãos e as metodologias ativas são capazes de gerar resultados transformadores! Treinamentos tradicionais, nos quais o professor é o centro do processo, não têm mais espaço nas organizações que desejam desenvolver as competências do futuro. Brincar com objetivos sérios pode ser uma ótima solução!

Co-fundadora e diretora da Sempreende. PhD researcher (UnB) em Ensino de Empreendedorismo. Mestre em Empreendedorismo e Inovação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Pós-graduada em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Facilitadora certificada da metodologia Lego® Serious Play®. Experiência de mercado como empreendedora no ramo de alimentação e consultora na Shell Brasil. Revisora da Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas. Consultora e facilitadora de programas de Empreendedorismo no Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG (CEI/UFG), Incubadora 3D (Prefeitura de Aparecida de Goiânia), Aldeia Incubadora (Uni-Anhanguera), UnIncubadora (UniEvangélica), Proin (UEG), Incubadora Athenas (UFG/Catalão), Incubadora Beetech (UFG/Jataí) e PUC Incubadora (PUC/GO). Já capacitou professores para o Empreendedorismo no Senac-GO, Senai-GO, UFG, Uni-Anhanguera e UniEvangélica.

0 comentário em “Aprender brincando com Lego é realmente possível?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: