empreendedorismo Planejamento

O que o empreendedor precisa saber antes de começar seu negócio?

O empreendedor deveria se preparar para conhecer um pouco de tudo, de todas as áreas da empresa. Ele não precisa ser um especialista em planejamento ou conhecer em detalhes todas as opções possíveis de investimento, mas é preciso ter uma base. É fundamental entender sobre o mercado, sobre seus clientes. Para isso, deve ter conhecimentos de pesquisa de mercado, de comportamento do consumidor, das estratégias de marketing que ele pode utilizar. Deve ser capaz de definir sua proposta de valor e como ela será ofertada aos clientes.

Sobre gestão financeira, o empreendedor deve conhecer seus conceitos e ferramentas básicas, para que consiga gerenciar seu fluxo de caixa, reduzir seus custos, fazer demonstrativos financeiros e o quanto pode retirar e quanto deve reinvestir. Para isso, é fundamental saber gerenciar o seu estoque e produção.

Ainda, deve saber recrutar, selecionar e gerenciar pessoas, extraindo todo o seu potencial para fazer o negócio prosperar. Se existir um desejo de que o negócio cresça, esse crescimento deve ser planejado e estruturado, exigindo capacitação.

É fundamental, também, conhecer as possibilidades de uso das mídias sociais, que permite a ele traçar estratégias adequadas de divulgação e relacionamento com os clientes. Hoje fala-se tanto sobre vender pela internet, mas a verdade é que estar no mundo on-line, só por estar, não gera resultados.

Outro conhecimento imprescindível é sobre a parte técnica do negócio. Ainda que não execute essas funções diariamente, o dono da empresa deve saber fazer um pouco de cada função existente, para o caso de um funcionário faltar, para dar o exemplo e para não ficar dependente de outras pessoas. É preciso que empreendedor não tenha essa visão romântica, e até vendida por muitos, de que o dono do negócio trabalha apenas na hora que quer, descansa nos fins de semana e visita o negócio apenas para checar se está tudo bem. O empreendedor precisa ter em mente que ele é responsável por tudo, que sua presença é fundamental para o bom andamento do negócio, especialmente nas fases iniciais.

Existem vários exemplos de empreendedores que são bem-sucedidos sem educação formal, que aprenderam na prática, mas esses têm se tornado exceção. Em um mercado cada vez mais competitivo, as coisas acontecem muito rápido e não existe mais tempo para esperar você aprender com o tempo. Faz mais sentido ser proativo e se preparar para antever problemas e oportunidades do que esperar eles acontecerem. Ainda, é possível e recomendável aprender com os erros alheios, evitando cometê-los. A verdade é que a maioria dos empreendedores usam seu tempo apagando incêndios, lidando com pequenos problemas do dia a dia e não tem tempo de lidar com questões estratégicas, como seu desenvolvimento, por exemplo.

Co-Fundador da Sempreende. PhD researcher (USP) em Marketing de Serviços. Mestre em Empreendedorismo e Inovação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Pós-graduado em educação para adultos. Revisor da Revista de Administração e Inovação e da Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas. Tem experiência na coordenação de eventos relacionados a Empreendedorismo e Inovação em universidades. É autor de diversos artigos científicos publicados nas áreas de Marketing e Empreendedorismo. Por dois anos, atuou como professor de cursos de graduação na UFG, tais como Administração, Ciências Contábeis e Engenharias. Já ministrou módulos de Marketing e foi orientador de TCCs em cursos de pós-graduação da UFG.

0 comentário em “O que o empreendedor precisa saber antes de começar seu negócio?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: