empreendedorismo

Afinal, o que é Empreendedorismo?

Empreendedorismo é a identificação e avaliação de oportunidades e a decisão de agir diante dessas oportunidades para gerar inovação. Inovação pode ser fazer pequenas melhorias no que já existe ou chegar até a criação de algo totalmente novo. O empreendedor é aquele que abre um novo negócio, que melhora processos ou produtos nas empresas em que já trabalha, ou que cria projetos sociais ou organizações sem fins lucrativos. Portanto, empreender não é só vender, liderar e motivar pessoas ou fazer uma boa divulgação.

Existe um fenômeno preocupante chamado “empreendedorismo de palco”. São palestrantes ou formadores de opinião vendendo empreendedorismo como uma solução mágica que deixará a pessoa rica e feliz. Fazem discursos padronizados que parecem dizer que existe uma fórmula secreta para empreender. Obviamente, eles serão os responsáveis por desvendar esse segredo. E o pior: cobram muito caro por isso!

Esses “gurus” do empreendedorismo são, no mínimo, irresponsáveis. O discurso do “eu quero, eu posso, eu consigo” pode levar uma pessoa que já está mal para o fundo do poço. Talvez um empreendedor tenha feito tudo que estava ao seu alcance para que o negócio desse certo e mesmo assim ele fracassou. Isso quer dizer que ele não tentou o suficiente? Que ele não é capaz? Já vi muitas pessoas desistirem do seu sonho por discursos como esse. Outros, por sua vez, podem pegar todo o dinheiro que têm e investir de forma irresponsável, pois foram convencidos de que é só querer e trabalhar muito para que as coisas deem certo, como se o sucesso do empreendedor dependesse somente da sua força de vontade.

A verdade é que não existem pessoas iguais. O que funcionou para um, pode não funcionar para o outro. Cada indivíduo tem sua bagagem, conhecimentos prévios, experiências de trabalho anteriores, rotinas familiares e tempo para dedicar ao negócio. Vender um discurso motivacional raso é o mesmo que dizer que os que fracassaram não são bons o suficiente. Da mesma forma que as pessoas são diferentes, as empresas também são. Não existe uma empresa igual a outra, mesmo que sua operação seja idêntica, pois cada uma está em uma localização diferente, com pessoas diferentes que têm níveis de engajamento diferentes e, principalmente toda empresa tem clientes diferentes. Algumas pesquisas sérias, com métodos científicos rigorosos encontraram alguns pontos em comum entre os empreendedores de sucesso, porém cada um utilizou essas competências de uma forma e ajustadas à sua realidade.

Por isso, você que deseja empreender, seja cauteloso. Não acredite em todo discurso motivacional. Não confie em quem só te conta o que deu certo. Infelizmente, não basta ter força de vontade. Ela é essencial, mas você precisa se preparar. Procure conhecimentos mais profundos, converse com quem já está no caminho certo e procure conhecer seus clientes. Descubra seus pontos fracos e descubra formas de atenuá-los.

 

Co-fundadora e diretora da Sempreende. PhD researcher (UnB) em Ensino de Empreendedorismo. Mestre em Empreendedorismo e Inovação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Pós-graduada em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Facilitadora certificada da metodologia Lego® Serious Play®. Experiência de mercado como empreendedora no ramo de alimentação e consultora na Shell Brasil. Revisora da Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas. Consultora e facilitadora de programas de Empreendedorismo no Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG (CEI/UFG), Incubadora 3D (Prefeitura de Aparecida de Goiânia), Aldeia Incubadora (Uni-Anhanguera), UnIncubadora (UniEvangélica), Proin (UEG), Incubadora Athenas (UFG/Catalão), Incubadora Beetech (UFG/Jataí) e PUC Incubadora (PUC/GO). Já capacitou professores para o Empreendedorismo no Senac-GO, Senai-GO, UFG, Uni-Anhanguera e UniEvangélica.

0 comentário em “Afinal, o que é Empreendedorismo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: